Ações da Polícia Civil prendem estelionatário foragido e recuperam veículos roubados
Procurado em vários estados brasileiros por aplicar golpes que ultrapassam R$ 1 milhão, o estelionatário Paulo Ferreira da Costa, 43 anos, foi preso nesta semana, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O acusado era investigado por policiais civis da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos. A prisão teve o apoio a Delegacia Especializada em Defraudações de Campo Grande (MS).
Com mandado de prisão preventiva, expedido pela 2ª Vara Criminal de Rondonópolis (212 km ao Sul), Paulo Ferreira foi preso em Campo Grande, na terça-feira (06.09), e transferido para a Cadeia Pública de Rondonópolis. Ele foi indiciado por crimes de estelionato continuado e falsificação de documentos.
O acusado promovia o golpe conhecido por “Arara”. Com uso de nome falso [Paulo Roberto de Almeida Prado], o golpista abriu uma empresa e passou a efetuar compras de produtos agrícolas e pecuários, peças de implementos agrícolas e outras mercadorias, negociando a prazo com os credores. Depois, revendia os produtos à vista com o preço de até 30% inferior ao mercado. Ao perceber que havia sido descoberto, Paulo Ferreira fugiu para Campo Grande, cidade que residia e na qual também era investigado por crimes com o mesmo "modus operandi".
Segundo o delegado adjunto da DERF, Juliano Carvalho, o suspeito era investigado desde maio deste ano. “Além de vários golpes aplicados em Rondonópolis, Paulo Ferreira também deu golpes nos Estados de Minas Gerais e São Paulo, com compras via internet. Os prejuízos patrimoniais causados às vítimas ultrapassam a casa de R$ 1 milhão”, disse o delegado.
BARRA DO GARÇAS
Uma ação da Polícia Judiciária Civil na cidade de Barra do Garças (509 km a Leste), levou a prisão de oito pessoas em cumprimento aos mandados de prisão por diversos crimes, entre eles tráfico de drogas, homicídios e furtos . As ordens foram expedidas pela Vara Criminal da comarca e cumpridas nesta sexta-feira (09.09), na operação denominada “Fênix”.
Com efetivo de 40 investigadores sob o comando do delegado Adilson Gonçalves de Macedo, foram localizados e presos: Adilson Gonçalves de Macedo, Marcelo Alves dos Santos, 35 anos; Ângela de Oliveira Gonçalves, 38; Cleber Vilela Resende, 39; Levi da Silva Bonfim, 45; Valdecy Guimarães de Freitas, 45; Walber Hudson Nery de Oliveira, 25; Márcio Vieira da Silva, 24, e Edimar Nunes, também 24 anos.
Todos os presos foram levados para a cadeia pública do município e estão à disposição da Justiça.
VEÍCULOS
Investigadores da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos Automotores (DERRFVA), da Polícia Judiciária Civil, recuperaram na tarde desta quinta-feira (08.09), uma motocicleta Honda CG 125, placa NPN 0584, de cor preta e um veículo Ford Eco Sport, placa KAO 9325, de cor preta. Durante as buscas três pessoas foram presas.
A motocicleta Honda CG 125, furtada na madrugada de quinta-feira, de dentro de uma empresa de assessoria de cobrança, no bairro Baú, foi localizada por volta do meio-dia, no bairro Renascer, em Cuiabá. Na ação foram presos Helbert Moreira da Silva, 18 anos, André Luiz da Veiga, 22. Os suspeitos foram conduzidos a DERFVA, onde foram ouvidos. André Luiz pagou fiança. Já Helbert foi encaminhado a Penitenciária Central do Estado.
O segundo veículo, um Eco Sport, foi roubado na quarta-feira (07.09), no bairro Santa Amália, quando dois rapazes pularam o muro de uma residência, imobilizaram os moradores e fizeram a família reféns. Durante a ação, os criminosos roubaram ainda um notebook, uma TV 42 polegadas, jóias, documentos pessoais, dinheiro, além do veículo. Após 20 minutos de perseguição, policiais civis com o apoio da Polícia Militar, apreenderam o veículo e prenderam Jéferson Mendes da Conceição, 18 anos, indiciado por receptação, em razão de não ter sido reconhecido no roubo.
Comentários