“Zé Domingos que decide se entrega o cargo”, afirma Dilceu sobre Sedraf
O ex-deputado por dois mandatos e atual presidente do diretório estadual do DEM, Dilceu Dal’Bosco, disse, em entrevista ao Olhar Direto, que o secretário de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, José Domingos, é quem deve analisar se entrega ou não o cargo ao governador Silval Barbosa (PMDB). “O que tenho dito é que o secretário deve analisar a própria permanência na pasta, conforme as condições de trabalho”.
Dilceu informou que Zé Domingos não tem conversado com o partido sobre suposta saída do cargo e que sabe, pela imprensa, de manifestações do secretário no intuito de entregar a Sedraf. “Ele não me falou nada nesse sentido, estou sabendo por meio de reportagens que o Zé manifesta vontade de deixar o cargo”.
Zé Domingos tem reclamado da falta de recursos para desenvolver políticas de governo na área da agricultura familiar, inclusive limitando a prática da difusão de tecnologia no campo – que é prerrogativa da Empresa Matogrossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).
“O pequeno orçamento da Sedraf e o ‘sucateamento’ da Empaer são fortes impeditivos para o fortalecimento da agricultura familiar. Estes dois pontos precisam ser revistos pelo governador para que a Sedraf realmente funcione”, critica o presidente do DEM.
Na análise de Dilceu, o partido pode permanecer na base do governo – comandando a Sedraf e com os deputados Dilmar Dal’Bosco e Gilmar Fabris dando apoio na AL - desde que Silval reveja situações pontuais, como criar ‘identidade própria’ e desenvolver ações em áreas prioritárias.
“Silval precisa se desvincular dos programas de seu antecessor (Blairo Maggi) e ter seus próprios programas de governo. Também precisa olhar mais para saúde, educação e segurança pública, que devem ser prioridades de qualquer governo”, comentou o democrata.
Comentários