Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Sábado - 10 de Setembro de 2011 às 20:18

    Imprimir


O desenvolvimento de ações para erradicação da miséria e das desigualdades sociais é uma das prioridades do Governo do Estado. O assunto ganhou ainda mais fôlego, com a aprovação do pacote de medidas que serão implementadas para melhorar a qualidade de vida da população mato-grossense. A proposta foi aprovada, por unanimidade, pelo Comitê Gestor do Plano Mato Grosso Sem Miséria, entidade formada pela vice-governadoria e mais 15 Secretarias estaduais. 
 
As medidas a serem adotadas pelo Plano agregam ações nas áreas de educação, saúde, assistência social, saneamento, energia elétrica, inclusão produtiva, transferência de renda, acesso a serviços públicos, dentre outras. O Plano será executado em etapas, abrangendo todos os municípios pelo número de famílias pobres incluídas no Cadastro Único dos Programas Sociais (CadÚnico). 
 
A garantia de renda será feita com a busca ativa de pessoas no Programa Bolsa Família, bem como daqueles que ainda estão fora da Rede de Proteção Social. 
 
Já a inclusão produtiva será feita com o mapeamento dos setores que possam absorver mão-de-obra dos beneficiários do Programa Bolsa Família e Panela Cheia, além de medidas para elevação de escolaridade, oferta de cursos de qualificação profissional, iniciativas de economia solidária e de fomento ao microempreendedorismo. 
 
No ambiente rural, o Plano fará o fomento das atividades produtivas rurais de agricultores familiares em situação de pobreza. No setor habitacional, está prevista a construção e reforma de moradias nos municípios e o desenvolvimento de sistemas de saneamento básico. 
 
“Com um conjunto de ações que envolvem a criação de novos programas e a ampliação de iniciativas já existentes, em parceria com municípios, empresas públicas e privadas e organizações da sociedade civil, o Governo Estadual quer incluir a população mais pobre nas oportunidades geradas pelo forte crescimento econômico mato-grossense”, disse o secretário executivo do Comitê Gestor e secretário adjunto de Assistência Social da Setas, José Rodrigues Rocha Júnior. 
 
Para o presidente do Comitê Gestor do Plano e secretário de Estado da Casa Civil, José Lacerda, a aprovação do pacote de medidas é um ato muito importante para Mato Grosso. “Estamos satisfeitos com a aprovação das medidas, já que o Plano Mato Grosso Sem Miséria é antes de tudo um instrumento de direito e cidadania. O próximo passo é a aprovação da proposta pelo Governo Federal para então lançarmos as primeiras ações no Estado, num ato que deverá contar com a presença da presidenta Dilma Rousseff”, adiantou o secretário. (Secom MT).
 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/54794/visualizar/