Sob tensão, Silval avalia pedido de Eder para que Brito seja exonerado
Em clima tenso, o governador Silval Barbosa (PMDB) participa de reunião nesta segunda (12) com o presidente e o diretor de Infraestrutura da Agecopa, Eder Moares e Carlos Brito, respectivamente, para colocar um ponto final na briga que ganhou destaque nos últimos dias. Embora desconverse sobre a possibilidade de exonerações, o peemedebista deixa claro que não aceitará nenhum tipo de divergência no comando da autarquia. "Não vou admitir que brigas internas atrapalhem o andamento e realização das obras", enfatiza.
Apesar disso, o governador aparenta ter encarado com certa naturalidade as críticas do diretor, afilhado político do ex-governador Blairo Maggi (PR), à escolha do VLT como sistema de transporte coletivo a ser implantado em Cuiabá e Várzea Grande até a Copa do Mundo de 2014. "Eu sempre disse que se a escolha fosse pelo BRT as obras possivelmente já estariam nas ruas, mas optei por um modelo mais moderno, que vai atender à demanda a longo prazo", pondera.
As reclamações de Brito sobre a escolha do modelo sobre trilhos, em detrimento do sistema rodoviário, foram o estopim da briga. O diretor aproveitou a audiência pública, realizada no início do mês, pela Assembleia a fim de debater o assunto para se unir ao coro do promotor de Justiça, Domingos Sávio, que saiu em defesa do BRT. Na ocasião, Brito chegou a afirmar que o Estado não tem dinheiro para implantar nenhum dos modelos e alertou que a população vai pagar caro e por muito tempo a conta da implementação do VLT, numa alusão ao custo de R$ 1,1 bilhão da obra. O diretor também disse que concordava com o promotor e defendou o BRT.
As afirmações irritaram o presidente. Eder chegou a entregar, inclusive, pedido de exoneração de Brito ao governador. Essa não é a primeira vez que eles se desentendem. Logo que assumiu o comando da Agecopa, Eder chegou a se ver numa saia justa ao rebater, ao vivo, as críticas de um ouvinte de uma rádio da Capital à autarquia imaginando se tratar do diretor. O espectador do programa também atendia pelo sobrenome de Brito.
Comentários