Taques está entre os 7 que compareceram a todas sessões no Senado
Dos 88 senadores que integram o Senado Federal, apenas sete compareceram a todas as 62 sessões plenárias no primeiro semestre deste ano. Entre estes senadores que tiveram 100% de comparecimento, Pedro Taques (PDT) é o único mato-grossense a aparecer na lista (Mato Grosso ainda tem Jayme Campos e Blairo Maggi como senadores). Os demais assíduos são: Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), Delcídio do Amaral (PT-MS), José Pimentel (PT-CE), Lindbergh Farias (PT-RJ), Paulo Paim (PT-RS) e Waldemir Moka (PMDB-MS).
O levantamento, realizado pelo Congresso em Foco, levou em consideração as sessões plenárias deliberativas, quando proposições são discutidas e votadas. O trabalho dos senadores, no primeiro semestre, iniciou em 8 de fevereiro e terminou no dia 14 de junho. Estes sete senadores não faltaram a nenhuma destas sessões ou recorreram a licenças para abonar eventuais ausências.
"É importante a presença, mas não só a presença basta. Muitas vezes a pessoa pode estar presente e não fazer nada. Além da presença, que é uma obrigação nossa, é preciso apresentar projetos, fiscalizar, cumprir a função constitucional. Eu fico imaginando o que a sociedade pensa de quem não comparece", afirmou o senador mato-grossense, em entrevista ao Congresso em Foco.
Ainda segundo este levantamento, caiu pela metade o índice de ausência em relação ao mesmo período de 2010, ano eleitoral.
Comentários