O objetivo é fortalecer a agricultura familiar através da produção de hortifrutigranjeiros e das bacias leiteiras. De acordo com o secretário Zé Domingos, esta é uma oportunidade ímpar de garantir o desenvolvimento do Estado no que tange a agricultura familiar.
“Pela primeira vez a Sedraf realizou a maior licitação de compra de insumos e produtos agrícolas na história de Mato Grosso para alavancar a agricultura familiar. Os produtores precisavam de um empurrãozinho para produzir mais e melhor e vamos acompanhar todo o processo de transformação, do progresso do Estado”.
Os ‘Kits da Agricultura Familiar’ que serão entregues, tem como componente sementes de hortifruti – a meta é reduzir o percentual de importação de Frutas, Legumes e Verduras (FLV) que chega a 70%. A expectativa é garantir a produção em grande escala para que Mato Grosso possa suprir a demanda do mercado interno e futuramente possa ganhar o mercado externo.
Além da produção de hortifruti, a intenção é fortalecer a bacia leiteira com a entrega de sêmen para melhorar o rebanho. Outra preocupação é tornar o peixe acessível para a população mato-grossense.
Foi licitado um milhão e 600 mil alevinos das espécies Tambaqui, Pacú e Pirapitinga, para garantir o fortalecimento da cadeia produtiva da piscicultura no Estado. O Secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), José Domingos Fraga Filho, ressaltou que é importante que o agricultor invista na diversificação da produção para garantir várias fontes de renda.
“Nós não vemos o desenvolvimento de uma cadeia produtiva e sim com a diversidade de arranjos produtivos para garantir mais dinamismo na economia local. Por isso a Sedraf vai acompanhar todo o processo desde a entrega dos insumos agrícolas até a comercialização da produção”, destacou.
O prefeito de Nova Mutum, Lírio Lautenschlager, e o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Arildo José Marciano, participam da solenidade em Sorriso. De acordo com Arildo, a secretaria vai destinar os materiais recebidos para os quatro assentamentos do município (Pontal do Marape, Maria de Oliveira I e II, e Ribeirão Grande III), além de chacareiros e pequenos agricultores independentes.
Comentários