Implantação do curso de Medicina trará ganho social
A implantação do curso de Medicina no campus de Cáceres da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) a partir do próximo ano vai trazer benefícios sociais para a população do município e do Estado. O reitor da Unemat, Adriano Silva, e o coordenador do campus de Cáceres, Anderson Marques do Amaral, comemoraram o resultado das votações nos conselhos superiores da instituição, o Conselho de Ensino e Pesquisa e Conselho Universitário (Consuni).
O reitor da Unemat salienta que esse é um momento muito positivo para a universidade e para o Estado. “Esse é um projeto coletivo, com a participação do Governo do Estado, na pessoa do governador Silval Barbosa, do secretário de Saúde, Pedro Henry, da comunidade acadêmica e da sociedade que vai se beneficiar diretamente com a expansão da instituição por meio da oferta de mais serviços. Então nesse momento é importante agradecer a todos que contribuem com esse projeto, como o governo estadual e comunidade acadêmica em geral”, afirma Adriano Silva.
Para o professor Anderson Amaral a aprovação do curso de Medicina é o reconhecimento dos conselheiros pela história do campus de Cáceres que é o berço da Unemat. “Esse é o reconhecimento por tudo que essa cidade já fez pelo Estado e vai contribuir muito com a melhoria da saúde de toda a população da região Oeste, que é uma região carente de investimentos nessa área”, diz o coordenador.
A análise do consultor do projeto do curso de Medicina, professor José Lúcio Machado, que é professor de cirurgia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e diretor da faculdade de Medicina da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) é que haverá um ganho social muito grande para o município e para o Estado.
O professor e consultor esteve esta semana em Cáceres e afirmou que a proposta do curso de Medicina da Unemat segue todos os parâmetros nacionais para implantação dos cursos de Medicina do país, além do mais a proposta é que os profissionais formados na instituição sejam voltados para atender as necessidades sociais de atenção à saúde. Além disso, a proposta pedagógica prevê que os alunos tenham contato precoce com os cenários de atuação práticos.
De acordo com o professor, a implantação do curso vai agregar valor ao município e possibilitar novos investimentos tanto públicos como privados no município. Vai possibilitar a chegada de novos profissionais de saúde no município e melhorar a saúde da população. “Acredito que o curso de Medicina aqui da Unemat será muito bom para a população em geral”, diz.
José Lúcio assegura ainda que os profissionais médicos a serem formados na Unemat estarão aptos a atuarem com a atenção primária à saúde, para atendimento na saúde da família, além de possuírem as aptidões necessárias para a integralidade das ações em saúde. Para ele a formação a ser ofertada no curso de Medicina vai garantir que o médico atue no âmbito da interprofissionalidade, além de ter uma formação humanística na relação com o paciente.
O consultor lembra que toda a proposta pedagógica foi construída em conjunto com a equipe da Unemat e profissionais de saúde com base na experiência que a instituição já possui. “Nesse curso nós vamos trabalhar com metodologias ativas, que tem como base o construtivismo e o autor nacional Paulo Freire”, afirma.
No que diz respeito a parte estrutural do curso, o consultor avalia que o conjunto hospitalar de Cáceres e também a rede de atenção básica à saúde servirão de base para a formação do profissional. Para ele, o município de Cáceres apresenta as mesmas carências e vicissitudes de qualquer outra cidade brasileira. “O Brasil tem 178 cursos de medicina em cidades de grande, médio e pequeno porte, e Cáceres tem as mesmas carências de qualquer outra cidade no que diz respeito a área de saúde e por isso mesmo o profissional que estará sendo formado pela Unemat estará preparado para enfrentar esses problemas”, diz. (Lygia Lima) W.S
Comentários