Este é o 25º ataque a banco em Mato Grosso
Bandidos invadem Banco da Amazônia de Cáceres
Mais uma ação criminosa entra para a estatística do medo em Mato Grosso. Bandidos invadiram o Banco da Amazônia de Cáceres (224 km de Cuiabá), por volta das cinco horas de hoje (15) desativaram todo sistema de segurança do banco (alarme e câmeras). O assalto só não ocorreu devido a atuação da polícia que prendeu três bandidos. Com esta ação, já ocorreram no Estado 25 ataques a banco neste ano.
O diretor do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT) e empregado do Banco da Amazônia de Cáceres, Hélio Leite, afirma que todos se surpreenderam ao chegar ao banco e encontrar a polícia e os instrumentos utilizados pelos bandidos. Ele destaca que a suspeita é que os bandidos entraram na agência com o objetivo de fazer refém os funcionários que chegariam para trabalhar e assim abrir o cofre. “Pelo horário que eles entraram ao banco, nós achamos que a ideia era fazer com que o gerente abrisse o cofre. Para não ter problemas, eles já chegaram e cortaram todos os fios do alarme, das câmeras e dos telefones”.
O banco da Amazônia funciona normalmente nesta quinta-feira (15) e o clima na agência é de insegurança devido a tentativa de assalto. Para o presidente do SEEB-MT, Arilson da Silva, a atuação da polícia evitou o assalto e o possível risco que os bancários correriam, mas destaca a preocupação com a fragilidade do sistema de segurança das agências.
“Está mais do que claro que os bancos devem investir em segurança. Ladrões estão entrando nas agências sem nenhuma dificuldade. Já somamos 25 ataques a bancos em Mato Grosso e a Fenaban insiste em negar nossas reivindicações por mais segurança. Nossa Campanha Salarial destaca a necessidade urgente dos bancos agirem para evitar que ataques nas agências continuem ocorrendo. Queremos emprego decente e segurança para todos”, afirma Arilson.
Caixa eletrônico
E por falar em insegurança, mais um caixa eletrônico foi alvo de criminosos nesta quinta-feira (15). O caixa do Santander fica em frente a Prefeitura de Várzea Grande e foi totalmente danificado por explosivos. A polícia chegou na hora da ação, impediu que os ladrões não levassem o dinheiro. Houve troca de tiros. Esta é a segunda vez que este caixa sofre ação criminosa. Até o momento, 68 caixas eletrônicos foram atacados em Mato Grosso neste ano.
Mais segurança
Com o objetivo de cobrar segurança nos bancos, Sindicato dos Bancários de Mato Grosso realizou manifestação com paralisação das atividades no Banco do Brasil da Avenida da FEV, em Várzea Grande, nesta quinta-feira (15). Esta agência foi assaltada no dia 05 de setembro e fez aumentar o clima de insegurança no banco. Os diretores do Sindicato dialogaram com bancários e a população através de carta aberta e conversa sobre a necessidade urgente dos bancos investirem em segurança.
Outro assunto debatido no ato foi a Campanha Salarial deste ano com o tema “Trabalho decente”, Entre as principais reivindicações estão investimento em segurança, mais contratações nas agências para melhor atender a população, fim do assédio moral e das metas abusivas, reajuste salarial de 12,8% e igualdade de oportunidade.
Nesta sexta-feira (16) o SEEB-MT estará em frente ao Itaú da Getúlio Vargas, próximo a Chopão, a partir das 11 horas, para cobrar do banco segurança, instalação dos biombos, melhores condições de trabalho e respeito aos bancários e a população.
Comentários