Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Internacional
Sexta - 16 de Setembro de 2011 às 15:48

    Imprimir


O acidente da Gol, segundo maior desastre aéreo ocorrido no Brasil, está completando cinco anos neste mês. A tragédia aconteceu quando o jato Legacy chocou-se com o Boeing da Gol em 2006, deixando 154 mortos. A bordo do jato, que pousou na Serra do Cachimbo e cujos ocupantes saíram ilesos, estava o blogueiro norte-americano Joe Sharkey. Após o acidente o passageiro fez críticas severas à população brasileira e ao Brasil, usando a tragédia para se promover.
 
A justiça brasileira pediu esclarecimentos ao jornalista por declarações que ele fez em seu blog http://sharkeyonbrazil.blogspot.com/, dizendo que o Brasil é uma "terra maluca" e que o país foi culpado pela colisão do jato com o avião da Gol. Ele também escreveu matérias inverídicas no jornal The New York Times sobre o acidente e permitiu comentários agressivos em seu blog.
 
Existem dois processos em trâmite contra o blogueiro desde 2008. O primeiro deles é criminal e já determinou várias vezes que Sharkey se explicasse. Porém, ele não se pronunciou e não apresentou nenhuma resposta. O segundo é um processo cível, para o qual foi designado o juiz Sérgio Luiz Patitucci, e movido por uma das familiares das vítimas do acidente, Rosane Gutjahr. A ação manifesta a indignação com relação às ofensas que sofreu, por ser cidadã brasileira e viúva de uma das vítimas.
 
Além dos processos, existem três pedidos de tomada de providência apresentados à Polícia Federal, Congresso Nacional e Presidência da República, que ainda não foram respondidos. A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) manifestou, colocar o mês em  que foi dado ao apoio, apoio em prol do processo contra Sharkey.


 O que Sharkey escreveu
 
 O blogueiro norte-americano diz que a imprensa brasileira "diz amém a tudo”, além de comparar a Polícia Federal do Brasil com o filme “Keystone Cops”, ilustrando o artigo com uma imagem do longa metragem do cinema mudo, no qual os policiais eram trapalhões e divertiam as crianças.
 
“O Brasil é um lugar onde as autoridades instáveis lutam para se eximir da culpa”, declarou Sharkey, utilizando a grosseira expressão “cover their butts”, além de chamar o nosso país de "terra maluca" (“crazy land”). O blogueiro também permitiu a postagem de críticas severas ao povo brasileiro, feitas por leitores, com declarações fortes como “os brasileiros são mais idiotas que os idiotas”, chamando o presidente Lula de “Bin Lula e os 40 ladrões” e "mulheres prostitutas".
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/54297/visualizar/