Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Domingo - 18 de Setembro de 2011 às 14:36
Por: Alexandre Alves

    Imprimir


Reprodução

A crítica é do prefeito de Nova Mutum (250 km de Cuiabá), Lírio Lautenschlager, sobre a burocracia que os agricultores familiares enfrentam quando tentam colocar seus produtos no mercado. Segundo ele, “o principal entrave é conseguir a regularização sanitária”.

Na ocasião, Lautenschlager explanou as atividades relacionadas a agricultura no município, durante assinatura do termo de doação do ‘Pacote de Fortalecimento da Agricultura Familiar’, feito pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf).

“Nossa intenção é produzir em larga escala e investir na industrialização da matéria prima para agregar valor ao produto e facilitar a comercialização dentro e fora do Estado, mas a burocracia para a regularização sanitária é algo com que os pequenos agricultores se deparam todos os dias”, disse, por meio da assessoria de comunicação da prefeitura.

Diante do exposto, o secretário de Estado de Desenvolvimento e Agricultura Familiar, José Domingos Fraga Filho, concordou com o chefe do Executivo de Nova Mutum e destacou que a sua pasta já elaborou um projeto de lei e foi encaminhado para Casa Civil para desburocratizar o processo de regularização do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e o Serviço de Inspeção Sanitária Estadual (Sise).

Zé Domingos, na oportunidade parabenizou o prefeito Lírio por investir numa certificação internacional por meio do Global Gap para tornar o produto ainda mais atrativo para a comercialização, mas o selo não substitui o SIM e o Sise.

Entre os componentes do ‘Pacote de Fortalecimento da Agricultura Familiar’ estão sementes de hortifrutigranjeiros, insumos agrícolas, embriões de bovinos, mudas de forrageiras, alevinos, entre outros. De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Mutum, Arildo José Marciano, a secretaria vai destinar os materiais recebidos para os quatro assentamentos do município (Pontal do Marape, Maria de Oliveira I e II, e Ribeirão Grande III), além de chacareiros e pequenos agricultores independentes.
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/54149/visualizar/