Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Quinta - 22 de Setembro de 2011 às 12:32

    Imprimir


Cerca de 600 empreendedores do agronegócio serão capacitados na Paraíba a utilizar o Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Novas Empresas de Base Tecnológica Agropecuária e Transferência de Tecnologia – Proeta, que é coordenado pela Embrapa Transferência de Tecnologia. Eles receberão informações sobre o Programa em dez cidades do Estado em cursos que serão oferecidos a estudantes de graduação, pós-graduação e cursos de tecnologia, técnicos de nível superior, técnicos agrícolas, produtores rurais e empreendedores.

Para apresentar todas as ações a serem realizadas no Estado, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB irá realizar, em Campina Grande, PB, o evento "Vamos Empreender no Agronegócio?", que começa nesta quinta-feira, dia 22 de setembro, a partir das 8h, no auditório do IFPB.

Neste evento, será apresentada a agenda das ações do Proeta no Estado. O lançamento da referida agenda visa difundir e apoiar a geração de novos empreendimentos com foco no agronegócio. Em função disso, as ações serão desenvolvidas nas cidades: dia 22/09/2011, Local: Campina Grande - Campus do IFPB; dia 29/09/2011, Local: Patos - Campus da UFCG; dia 06/10/2011, Local: Sumé - Campus da UFCG; dia 13/10/2011, Local: Pombal - Campus da UFCG; dia 20/10/2011 Local: Catolé do Rocha - Campus da UEPB; dia 27/10/2011, Local: Cuité - Campus da UFCG; dia 10/11/2011, Local: Areia - Campus da UFPB, dia 17/11/2011, Local: Bananeiras - Campus da UFPB; dia 24/11 Local: Sousa - Campus do IFPB e dia 01/12/2011 Local: Picuí – Campus do IFPB.

O Proeta foi criado em 2002 pela Embrapa, com o apoio do BID/FUMIN, como forma de diminuir o lapso temporal da geração e a adoção de novas tecnologias e desenvolvimento de produtos e serviços que beneficiem as cadeias produtivas agropecuárias. Ele tem como principais objetivos transferir tecnologias, produtos e serviços gerados pela Embrapa para a iniciativa privada; contribuir para a geração de empresas de base tecnológica agropecuária; contribuir para a geração de emprego e renda; apoiar a disseminação de uma cultura de inovação e empreendedorismo; contribuir para o desenvolvimento das cadeias produtivas do agronegócio; e contribuir para o desenvolvimento regional.
Neste evento, que terá início previsto para às 8h, serão repassadas informações sobre Difusão das Tecnologias Embrapa, Emepa, IFPB e Universidades, além de Órgãos de Fomento (BNB, BB, INSA, SEBRAE, FAPESQPB e Empreender Paraíba). No período da tarde, ocorrerão uma Oficina de Empreendedorismo e uma Oficina de Plano de Negócios.

“Existem diversos exemplos positivos do Proeta em nível nacional, mas nenhum na Paraíba. Nós queremos mudar esta realidade, queremos que os 600 participantes possam vislumbrar um futuro melhor, como o Caso de Sucesso da BioClone que surgiu em 2008 e já conseguiu neste tempo fomentar quase um milhão de reais, sendo premiado em vários lugares. É com este pensamento positivo que nós da Embrapa e demais parceiros queremos que a nossa região consiga utilizar nossas tecnologias para atender o mercado local, regional e até internacional”, afirmou Ramiro Pinto, coordenador do Proeta no Estado.

O evento será realizado pela Embrapa Algodão com a Fundação PaqTcPB, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), por meio do Programa de Estudos e Ações para o Semiárido - Peasa/UFCG, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Instituto Nacional de Semiárido (INSA), Emepa, Emater, SEBRAE-PB, Fundação de Apoio à Pesquisa - Fapesq/PB, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e os Governos Federal e Estadual.
Mais informações nos endereços: www.paqtc.org.br, ou http://hotsites.sct.embrapa.br/proeta.
Incubadoras do Centro-Oeste

A capital do país também será sede, esta semana, de evento sobre incubação. É que nos dias 22 e 23 de setembro ocorrerá o VII Encontro Regional de Incubadoras do Centro-Oeste (Erinco). O evento tem o objetivo de debater estratégias para o desenvolvimento regional na promoção de empreendimentos inovadores na região e propor soluções de forma participativa. O evento terá sua abertura oficial no Senado Federal, seguida por uma sessão plenária moderada pelo senador Rodrigo Rollemberg, e continuará no CDT/UnB, com palestras e paineis. Simultaneamente acontecerá o I Encontro entre Empresas Incubadas e Graduadas, onde serão discutidas formas de implementar a inovação em Micro e Pequenas Empresas.

Mais informações no endereço: http://www.erinco.com.br/
 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/54003/visualizar/