Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Quinta - 22 de Setembro de 2011 às 22:58
Por: Patrícia sanches/Glaucia Colog

    Imprimir


22h29 - Após muito debate, ministro Marcelo Ribeiro pediu vistas do processo, sob argumento de que não estava preparado para votar. Ele assegura que devolverá o processo para que seja submetido ao plenário na próxima terça (27)   

 22h- Após um longo voto, a ministra Nancy Andrighi, relatora do pedido de criação do PSD, emitiu parecer favorável a homologação da legenda. O tema é polêmico e os ministros divergem sobre a validação ou não de assinaturas computadas pelos cartórios eleitorais, que ainda não foram consolidadas pelos TREs. Caso o TSE se manifeste favorável a criação da legenda, o deputado estadual José Riva (PP) deve correr contra o tempo para filiar o maior número de lideranças políticas possível. O prazo para filiações de pretensos candidatos encerra em 7 de outubro.

Conforme Nancy, 307,867 mil assinaturas foram regulamentadas pelos TREs. Depois, de forma matemática, ela somou as outrasque foram angariadas pela legenda. Assim, chegou-se a 514, 932 mil apoiamentos, número superior aos cerca de 490 mil exigidos. Foram excluídas, devido a existência de irregularidades, 27,619 mil.

Na oportunidade, a ministra citou Mato Grosso como exemplo. Até a regulamentação da legenda no Estado haviam 10.018 assinaturas consolidadas, que chegaram a 18.244 mil, após a computação de outros 8.126 mil. “Com essa matemática, elimina-se qualquer possibilidade de duplicidade”, frisou Nancy .

Entre os documentos juntados aos autos do processo pelo diretório nacional do PSD estão um exemplar autenticado do estatuto partidário; certidão do registro da pessoa jurídica; documento com os nomes dos membros da diretoria; indicação do número da legenda; certidões dos cartórios em que tiveram o apoiamento mínimo dos eleitores nos TREs. Nancy ressaltou ainda que o PSD teve diretórios criados em 16 unidades federações.

Durante a votação no TSE, DEM, PSDB, PSB, entre outras legendas, pediram indeferimento da criação da legenda. Todos as solicitações foram negadas. A vice-procuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau, por sua vez, se posicionou contrária a criação da legenda. Cureau listou uma série de possíveis irregularidades no processo de coleta de assinaturas. “Se unirmos todas as que foram deferidas chegaremos a 221 mil apoiamentos, o que é menos da metade do que é exigido para a criação de uma legenda no país”, argumenta.

Migração

Entre os que já confirmaram filiação na nova legenda em Mato Grosso, estão o vice-governador Chico Daltro; os deputados federais Neri Geller, Roberto Dorner, Homero Pereira e Eliene Lima, que atua como secretário de Ciência e Tecnologia; e os estaduais Airton Português, Walter Rabello e Luizinho Magalhães. Outros 46 prefeitos e aproximadamente 350 vereadores também vão aderir ao PSD, que nasce sendo um dos partidos mais influentes do Estado.
 





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/53936/visualizar/