Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Quarta - 28 de Setembro de 2011 às 11:02
Por: ALEXANDRE ROLIM

    Imprimir


Hoje é o Dia Mundial do Turismo e o DS traz uma reportagem especial com o turismólogo e diretor de Turismo de Tangará da Serra, Guilherme Schenkel, que fala sobre infraestrutura, políticas públicas para o setor, Copa de 2014, investimentos privados e a inserção do município em calendário nacional de localidades com potenciais.

O turismo é hoje um dos negócios mais promissores do Brasil, ainda mais com a onda da Copa do Mundo de 2014. Todos estão de olho nos ´gringos´ que visitarão as cidades sede do evento e suas imediações. Recursos para infraestrutura turística, ora escassos, agora estão pelo menos sendo anunciados pelos governos federal e estadual.

Em Mato Grosso, além de Cuiabá e Chapada dos Guimarães, serão beneficiados diretamente pela Copa de 2014, os municípios que saírem na frente com projetos de infraestrutura e desenvolvimento turístico, como é o caso de Tangará da Serra, que possui atualmente um projeto bastante avançado para o setor, conforme informou Guilherme.

Segundo o turismólogo, Tangará da Serra e Mato Grosso como um todo pecam, e muito, quando o assunto é infraestrutura turística. “Até mesmo as cidades tidas como referência no estado não possuem infraestrutura necessária para receber turistas, como Poconé e Chapada dos Guimarães”, onde segundo ele faltam hotéis, pousadas e meios de transportes.

Entretanto, como informa Schenkel, Tangará da Serra chega a ter mais estrutura do que essas cidades, como restaurantes, hotéis e pousadas e; uma visão mais acentuada sobre o tema, destacando a criação, em 2009, da Secretaria Municipal de Turismo, como sendo um ponto importante para a elaboração de políticas públicas para o setor. Mas, ele garante que isso não basta, pois o tão sonhado desenvolvimento só é possível se houverem investimentos estaduais e federais, da iniciativa privada e, isso demanda tempo, uma vez que depende de projetos, licenças e outras burocracias.
Na área de infraestrutura o turismólogo reconhece que ainda há muito por fazer, porém, aponta alguns projetos já em andamento, que resolverão, em parte, problemas de logística e atração e recepção de eventos e turistas. Como é o caso do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), que já tem local e recursos a serem aplicados.

O CAT será construído em área localizada na MT-358, em frente ao Cristo Redentor. No local serão aplicados R$ 487 mil, provenientes de emenda do então deputado federal Carlos Abicalil (PT), e de recursos municipais. A previsão é de que a obra fique pronta em meados de 2012, mas depende ainda da liberação do recurso. O espaço servirá como ponto de apoio aos turistas que chegarem na cidade e abrigará a sede da Secretaria de Turismo.

Outro projeto importante, que já foi protocolado nos governos estadual e federal, prevê a reativação do Aeroporto Municipal, melhorias na pista de pouso e a construção de um terminal de embarque e desembarque para receber voos regionais e facilitar o acesso dos turistas.

Ainda falando em projetos, Guilherme afirma ter protocolado, em Cuiabá e Brasília, projeto modelo para a construção de um Centro Municipal de Turismo e Eventos com mais de 3 mil metros quadrados. A área já está reservada anexa ao Parque de Exposições. A intenção é receber eventos, seminários e congressos regionais e estaduais para atrair turismo de negócios. “Um nicho de mercado que Tangará pode explorar, com atração de turistas, geração de emprego, renda e mais investimentos públicos e privados”, assegura Schenkel.

Guilherme destaca ainda que existe um projeto de sinalização completa dos pontos turísticos, que pretende sinalizar vias urbanas, estradas vicinais e rodovias. Além disso, ele enfatiza que eventos anuais têm virado tradição e atraído grande público para a cidade como o Arraiá da Serra, a Exposerra, o Tanfest, Festa de Vaquejada e Caminhada na Natureza.

CAPACITAÇÃO – Não basta ter infraestrutura, tem que ter gente para trabalhar e atender o turista. Quem já viajou para o litoral, onde o turismo é visto com outros olhos, já deve ter se deparado com situações adversas, como, mal atendimento, falta de informações, falta de higiene, entre outros. Para burlar essa problemática, a Secretaria de Turismo tem feito o caminho mais correto possível: está preparando a cidade para receber bem o turista com cursos de qualificação e capacitação, atingindo especialmente taxistas e profissionais das áreas de hotelaria e restaurante.

CONSELHO DE TURISMO – Á véspera do Dia Mundial do Turismo, ontem, os vereadores começaram a discutir o Projeto de Lei Nº 117/2011, que trata exatamente do tema. O PL regulamenta a criação do Conselho Municipal de Turismo, instituído ainda em 2003, que deve passar por adequações. O Conselho tem como papel discutir as políticas públicas do setor. 
 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/53569/visualizar/