Ciclo de queda de juros é adequado, diz presidente do Bradesco
Para o executivo, o momento pede uma política monetária a favor de geração de riquezas. Acrescentou que a maior parte dos países mantém taxas baixas. Se o Brasil mantiver juros elevados, frisou, poderá atrair capital especulativo e comprometer a expansão econômica.
"Acho adequado [a redução dos juros], porque as oportunidades se fazem no momento em que temos liquidez, existem instrumentos macroprudenciais", afirmou, antes de participar do Exame Fórum, em São Paulo.
Trabuco disse que a cotação do dólar já mudou de patamar, mas que pode estar ocorrendo um exagero do mercado. Para o executivo, a alta da moeda americana é uma situação administrável,.
"O dólar está encontrando um outro ponto de equilíbrio. Isso se deve menos à redução da taxa de juros, e mais a um momento em que parte da apreensões internacionais acaba se redundando", afirmou.
O governo ainda tem "munição" para conter uma alta excessiva da moeda americana, avaliou o presidente do Bradesco. O ideal é achar um meio termo que não permite que haja sobrevalorização ou supervalorização do dólar.
Comentários