Escovação deve começar logo depois do 1º dentinho nascer
Não é porque os bebês com menos de 6 meses ainda não têm dentinhos que as mães devem deixar de lado a saúde bucal deles. Os cuidados devem começar cedo, antes mesmo do primeiro dente aparecer, com a limpeza diária das gengivas e com a visita a um odontopediatra antes do primeiro aniversário.
Presidente da Associação Mato-grossense de Odontopediatria e Odontologia para Bebês (Amobe-MT), a odontopediatra Eliane Garcia explica que a limpeza das gengivas dos pequenos deve começar ainda quando eles estão sendo alimentados exclusivamente com leite materno para evitar que se acumulem bactérias e fungos nas gengivas que podem causar problemas como o sapinho ou a desmineralização dos primeiros dentinhos. Diz que o ideal é que as mamães peguem uma gaze, molhem em água mineral ou filtrada, e passem pela gengiva dos bebês. O procedimento também pode ser feito com uma fralda de boca e nunca devem ser incluídos produtos, como água oxigenada, para ajudar na remoção do leite.
Com 2 meses, o pequeno Breno todos os dias tem a higiene bucal feita pela mãe, Juliana Costa Marques Catarino, 31. Por ser odontóloga, Juliana sabe a importância de se fazer a limpeza nas gengivas. Fala que os bebês sempre acabam por regurgitar um pouco e, com isso, volta um pouco do suco gástrico.
Comentários