Presidente Dilma chega a Bélgica para cúpula da UE
A presidente Dilma Rousseff chegou em Bruxelas, capital da Bélgica, na manhã deste domingo para participar na segunda e terça-feira da cúpula da UE (União Europeia) pela primeira vez, com o fim de discutir a situação econômica no país, a crise do euro e tratar da colaboração em ciência e inovação.
Dilma participará de uma cúpula bilateral com o governo da Bélgica antes de jantar com os presidentes do Conselho Europeu, Herman van Rompuy, e da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso.
Na comitiva da presidente estão os ministros das Relações Exteriores, Antonio Patriota; Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel; Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante; Comunicações, Paulo Bernardo; Cultura, Ana de Hollanda, e Comunicação Social, Helena Chagas. Do lado europeu participarão das reuniões a chefe da diplomacia da UE, Catherine Ashton, e o comissário de Comércio, Karel De Gucht.
Na cúpula, Dilma discutirá com a UE o papel do G20, (que reúne os países ricos e principais emergentes) na ajuda financeira aos países afetados pela crise econômica, o que já foi debatido pelas autoridades do Bric (Brasil, Rússia, Índia e China), que se reuniram em setembro.
No âmbito regional, os líderes farão um balanço das negociações UE-Mercosul para obter um amplo acordo de associação, cuja finalização é dificultada pelo temor que alguns países europeus apresentam quanto ao impacto em sua produção agrária.
Os participantes da cúpula também esperam atualizar seu plano de ação conjunta para 2013 e 2014, o que os permitirá estruturar as ações e projetos associados à estratégia estabelecida em 2007, bem como iniciar uma cooperação em pesquisa científica.
Na terça-feira, Dilma também será recebida pelos reis da Bélgica e, à tarde, inaugurará o festival cultural bienal Europalia, que este ano será dedicado ao Brasil.
Comentários