PSDB pede à Procuradoria que investigue diretor do Dnit
O líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), protocolou nesta quarta-feira (5) uma representação na Procuradoria-Geral da República contra o diretor-geral do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Jorge Fraxe, em razão de denúncia de malversação de dinheiro público publicada ontem pela Folha.
Conforme mostrou a reportagem, o TCU (Tribunal de Contas da União) encontrou indícios de irregularidades graves num trecho da obra realizada pelo Exército na Paraíba.
De acordo com o relatório, as medições mostram que há uma grande diferença entre material pago e o que foi usado e estava em estoque, que pode gerar um prejuízo de mais de R$ 40 milhões.
Desta forma, diz Nogueira, conclui-se que é "necessária a instauração de processo policial para investigação de possível crime de peculato e também de inquérito civil para apuração de fatos que levam a suspeita de prática de improbidade administrativa".
Fraxe, que hoje dirige o Dnit, era o responsável pelas obras do Exército na região. Ele substituiu Luiz Antonio Pagot que saiu da diretoria após denúncias de corrupção no setor de transportes. Fraxe foi escolhido para o principal cargo no órgão de estradas pelo seu trabalho na BR-101.
Ontem, o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, divulgou nota informando que "acompanhará com o Dnit e o Departamento de Engenharia e Construção do Exército a elaboração dos esclarecimentos, justificativas e providências aplicáveis" nas obras da BR-101 na Paraíba.
Segundo reportagem do jornal "Valor" de hoje, os aditivos nas obras do Exército, que trabalha em três lotes deste trecho da BR-101, fizeram o custo dos projetos aumentar em até 77%.
A nota dos Transportes informa que o ministério ainda aguarda ser notificado pelo órgão de controle sobre os problemas encontrados na fiscalização.
Comentários