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Domingo - 09 de Outubro de 2011 às 14:34
Por: LISLAINE DOS ANJOS

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MidiaNews
Atacadão do Porto deverá ser removido para obras do Fan Park (concepção arquitetônica no destaque)
Atacadão do Porto deverá ser removido para obras do Fan Park (concepção arquitetônica no destaque)

O Hipermercado Atacadão, instalado no bairro do Porto, deverá ganhar um novo endereço, em breve. Segundo informações da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), terão início as negociações entre os técnicos da nova pasta do Governo Estadual e os representantes da empresa, para que os projetos de infraestrutura, visando ao Mundial, possam ter início no local.

O local de nova instalação do Atacadão e valores para sua remoção devem começar a ser discutidos ainda nesta semana, de acordo com a assessoria da Secopa. No entanto, o gerente do hipermercado do Porto, Renato Carvalho, disse ao MidiaNews que não tem conhecimento do projeto ou de negociações marcadas entre as duas partes.

Segundo Carvalho, nada foi repassado pela diretoria ainda e nenhuma posição foi adotada pelo hipermercado a respeito do assunto. "Não dá para tomar uma decisão, enquanto não conhecermos os projetos", disse o gerente.

Ao contrário do que foi anunciado no início dos trabalhos da extinta Agência de Execução das Obras da Copa do Mundo (Agecopa), o projeto do Fan Park (área reservada para torcedores) não é totalmente responsável pela remoção do hipermercado.

Obras de revitalização e urbanização serão necessárias no entorno do local. A escolha do Estado pelo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), em detrimento da escolha inicial pelo Bus Rapid Transit (BRT), confirmou a necessidade de remoção da unidade do Porto do Atacadão. Ao todo, o custo para a realização das obras deverá girar em torno de R$ 20 milhões.

Fan Park

Com capacidade para abrigar 30 mil pessoas, o Fan Park é um dos projetos exigidos pela Federação Internacional de Futebol (Fifa), que deverá ser realizado na cidade, a fim de adequá-la para receber a Copa do Mundo de 2014.

O projeto será erguido no bairro do Porto, no espaço antes destinado ao Parque de Exposições da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat). A previsão é que as adequações tenham início em junho de 2012.

O Fan Park servirá como ponto de encontro entre os torcedores que quiserem assistir aos jogos. O local ficará aberto durante todos os dias em que houverem jogos da Copa, das 10 horas até a meia-noite. A entrada será gratuita.

As 64 partidas do Mundial serão transmitidas ao vivo, em telões de alta definição. Quando não houver jogos agendados, o local servirá como palco de shows, apresentações e outras atividades de entretenimento.

Palcos iluminados, restaurantes, lojas e banheiros serão instalados no local, que terá a segurança reforçada, durante todo o Mundial. Além disso, estão previstas as construções de um aquário e de um observatório astronômico, bem como a transformação da arena de rodeios em arena do Cururu e Siriri.

Além deste, que é considerado o "Fan Park Oficial", outros três locais menores serão construídos para abrigar a festa dos torcedores, no Coxipó, na Morada da Serra e em Várzea Grande.

VLT

Custando cerca de R$ 1,1 bilhão, o VLT deverá funcionar em dois trechos da Capital, ligando a região do CPA ao Aeroporto Internacional Marechal Rondon e o bairro do Coxipó ao Centro.

Apesar do custo alto, o modal escolhido pelo governador Silval Barbosa (PMDB) - depois de meses de discussão - envolve um menor número de desapropriações e, segundo o chefe do Executivo, é uma opção mais econômica, confortável e com maior durabilidade para a população.

Para captar o financiamento necessário para a implantação do VLT, o Estado vai explorar a sua capacidade de endividamento, que hoje é de R$ 2,5 bilhões. Na última quarta (5), em segunda votação, a Assembleia Legislativa autorizou o Governo Estadual a contrair empréstimo de R$ 740 milhões junto à Caixa Econômica Federal (CEF). Mato Grosso terá 20 anos para quitar a dívida.

O restante do recurso já havia sido autorizado pelo Governo Federal e pela CEF para a implantação do BRT, e apenas foi necessária a mudança do projeto escolhido para a Capital.

A expectativa é de que o edital de licitação para a implantação do VLT seja lançado até o fim de novembro e, com isso, as obras teriam início ainda no primeiro trimestre de 2012.

Com o fim da Copa do Mundo de 2014, o VLT deverá ser administrado por uma empresa privada, que terá a concessão do sistema de transporte em Cuiabá e Várzea Grande.






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