Cremes clareadores são reprovados em pesquisa da ProTeste
O estudo avaliou o tolerância da pele, a qualidade dos cosméticos e a eficácia no clareamento e na redução de manchas.
Os resultados do teste foram considerados satisfatórios somente para três marcas: Klassis, Eurecin e Clariderm. Esses produtos conseguiram um clareamento das manchas entre 5% e 6%.
Nenhum dos cosméticos promete eliminar as manchas, mas sim clareá-las. Eles utilizam princípios ativos como a vitamina C e o ácido glicólico. Os rótulos não informam para que tipo de pele e de mancha são mais eficientes.
Segundo a ProTeste, o Klassis foi o único creme que, além de clarear as manchas, também reduziu seu tamanho, deixando a pele mais homogênea. O Clariderm cumpre com o que se propõe e tem preço mais acessível.
Na análise do rótulo, apenas o Vitactive indicou que é preciso um mês de utilização para verificar a eficácia do produto. Os demais cremes não trazem essa informação, deixando o consumidor desorientado quanto ao tempo de uso.
O creme Revitalift, da L"Oréal, também se propõe a combater rugas e dar mais firmeza à pele, mas o órgão avaliou somente a proposta de clarear manchas. Nesse quesito o produto se saiu mal. Sua compra não é recomendada, assim como a do Vitactive, de O Boticário.
Para avaliar as marcas mais comercializadas, a ProTeste pediu que voluntárias com manchas de sol, gravidez e hormonais usassem os produtos durante 28 dias. O estudo mediu a variação da tonalidade da mancha nas duas áreas estudadas (com manchas e sem manchas).
Como parâmetro, foi usada uma escala de intensidade luminosa, que verifica a variação do brilho das áreas com manchas. Quanto mais brilhosa a mancha, melhor. Isso significa que se ficou mais clara, permitiu que a luz refletisse sobre ela.
Após 28 dias de aplicação diária do produto, as marcas que apresentaram melhor resultado, deixando as áreas manchadas mais brilhantes e homogêneas, foram Klassis, Eucerim e Clariderm. Os produtos Aclara, Vit Active e Revitalift não apresentaram qualquer evolução nesse quesito.
Também foi medida a variação da tonalidade da mancha nas duas áreas estudadas: com manchas e sem manchas. As únicas marcas que proporcionaram um clareamento significativo foram Clariderm, Klassis e Eurecin.
Os produtos Revitalift e Vitactive proporcionaram uma leve melhora em algumas voluntárias, mas esse resultado não foi estatisticamente significativo, de acordo com a associação. Por isso, foram avaliados como "ruins" nesse item.
As manchas causadas pelo sol são resultado de anos de exposição a raios solares sem proteção. Em geral, elas começam a aparecer depois dos 25 anos, quando o acúmulo de radiação recebida sem proteção durante a infância e a adolescência começa a emergir.
SAIBA COMO EVITAR MANCHAS
Veja alguns cuidados para evitar novas manchas na pele:
- quem depila o buço deve evitar exposição ao sol por, no mínimo, três dias após a depilação. Mesmo que invisível, pode ocorrer uma reação inflamatória no local, que predispõe à formação de manchas;
- caso haja exposição ao sol, deve-se usar protetor com, no mínimo, FPS (fator de proteção solar) 30, com reaplicação a cada hora;
- não esquecer de usar chapéu de abas largas que fazem sombra até o pescoço e os ombros;
- assim como na praia, durante o dia a dia, não deixar de proteger também o colo, região sensível que com o tempo e o excesso de sol pode apresentar áreas de envelhecimento, sardas e manchas;
- evitar o sol no período entre 10h e 15h.
OUTRO LADO
A L"Oreal, que fabrica o RevitaLift Clareador Fluido, disse em nota que "o produto é registrado na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o que sustenta sua eficácia graças a rígidos testes clínicos e avaliações dermatológicas conduzidas".
Já O Boticário, que produz o Vitactive Clareador Gel, esclareceu que vai avaliar em detalhes os critérios e o resultado da pesquisa.
"Ressaltamos que, antes de chegar ao consumidor, todos os produtos da marca passam por rigorosos testes de segurança e eficácia, que compravam a qualidade e conformidade com os benefícios oferecidos", disse em nota.
A Avon, que faz o Avon Care Aclara Creme, também declarou que não acompanhou os métodos utilizados pela associação.
Em nota, declarou: "A comercialização dos produtos da Avon é atestada por rigorosos testes e critérios de qualidade assegurados por processos internos e submetidos a registro sanitário aprovado pela Anvisa."
Comentários