Dilmar emplaca audiência em Sinop sobre hidrelétricas do Teles Pires
Após disparar duras críticas ao governo Silval Barbosa, o deputado Dilmar Dal Bosco (DEM) conseguiu emplacar, em caráter de urgência, a realização de uma audiência pública em Sinop a fim de debater a implantação das hidrelétricas no rio Teles Pires. O democrata garante que o pedido foi feito após chegar a um entendimento com o chefe do Executivo. “O Silval pediu para a Assembleia se atender para esta questão”, enfatizou Dilmar, na sessão vespertina desta terça (11). Em Sinop, a audiência pública foi agendada para 27 deste mês. Em 10 de novembro, os parlamentares debatem o assunto em Jauru.
Dilmar é relator da CPI das PCHs, instalada pela Assembleia para investigar supostas irregularidades nas autorizações para exploração de Pequenas Centrais Hidrelétricas em Mato Grosso. As licenças são emitidas pela secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema). Dilmar disse ter alertado o governador sobre a denúncia da promotora de Justiça Audrey Ility em relação à suposta falhas no licenciamento ambiental. Segundo o deputado, a representante do Ministério Público Estadual (MPE) mostrou um documento, datado em 16 de novembro deste ano, com a aprovação da licença seria aprovada. Segundo o parlamentar, o leilão para contratar a empresa responsável pela construção seria em 20 de novembro.
Alertado pela promotora, Dilmar disse ter enviado requerimento à Sema para que não fosse aprovado o pedido de licença prévia para a viabilização da obra. Entre os principais questionamentos do MP está a altura da barragem, que pode prejudicar o leito do rio. A usina está prevista para ser construída entre Cláudia e Itaúba, mas a cidade mais atingida será Sinop. Dos 33 mil hectares que serão alagados, 23 deles ficam no município.
Dilmar afirma que esta obra não está inclusa no rol das vistoriadas pelos membros da CPI. O pedido de autorização ainda não foi expedido pela Sema. “Não queremos ultrapassar os nossos limites, pois a Sema ainda não apreciou o pedido, mas por uma questão de gentileza com o governador, enviei o requerimento e solicitei as audiências públicas”, ressaltou Dilmar.
Comentários