PSDB pede investigação sobre aumento do desmatamento
O PSDB protocolou nesta terça-feira representação na Procuradoria-Geral da República contra a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o presidente do ICMBio (Instituto Chico Mendes), Rômulo Barreto Mello, pela suposta prática de crimes contra o meio ambiente e omissões administrativas.
O líder do partido na Câmara, Duarte Nogueira (SP), pede a apuração das responsabilidades cíveis e criminais, além da punição dos culpados e reconstituição de áreas desmatadas em unidades de conservação.
Os tucanos usam reportagem do jornal "O Globo", que apontou elevação de 127,6% na devastação em 132 unidades de conservação em dez anos. "É até irônico o poder público cobrar dos produtores rurais a preservação dos recursos naturais enquanto ele mesmo se omite na fiscalização e repressão ao desmatamento dentro das unidades de proteção", afirma Nogueira, em referência ao novo texto do Código Florestal, cuja última versão está sob análise da Comisso de Ciência e Tecnologia do Senado.
O partido também pediu hoje informações à Comissão de Ética Pública, ligada à Presidência da República, sobre as providências tomadas em relação às denúncias contra a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli.
Há alguns meses, reportagens apontaram que a ministra teria recebido indevidamente R$ 41 mil ao transformar sua "exoneração a pedido" em demissão quando deixou a diretoria financeira da Itaipu Binacional. Gabrielli, por sua vez, teria criado conflitos entre interesses públicos e privados ao ser filmado em encontro com o ex-ministro José Dirceu, suposto consultor de empresas do ramo petroleiro.
Comentários