Brigadistas ajudam no combate ao fogo na
Reserva Taiamã (Foto: Marcelo Feitosa )
Brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) trabalham para controlar o incêndio que atinge há nove dias, a Estação Ecológica de Taiamã, no município de Cáceres, que fica a 210 quilômetros de Cuiabá.
De acordo com Comandante Regional do Corpo de Bombeiros em Cáceres, Licínio Ramalho, uma equipe da corporação de Cáceres foram destacados para atender o incêndio. “Uma equipe de 5 homens foi deslocada para dar apoio no incêndio. Homens de Cuiabá também foram chamados para dar reforço no atendimento”, explicou o comandante.
Segundo as informações repassadas pelo analista ambiental e gerente do fogo do ICMBio, Marcelo Leandro Feitosa de Andrade, 12 brigadistas iniciaram o combate ao fogo na segunda-feira (10). Os brigadistas tentam evitar que o incêndio passe para uma área ainda maior. “O fogo está no lado direito na reserva. O rio Paraguai está muito seco e nós estamos fazendo o resfriamento da Mara para que o fogo não chegue na margem e não pule para o outro lado do rio” , explicou Marcelo.
Não há informações precisas da área atingida pelo incêndio, mas a estimativa é que compreenda entre cinco mil a sete mil hectares. Andrade aponta que a dificuldade no combate de queimadas em regiões pantaneiras é o acúmulo de fogo embaixo da vegetação.
Comentários