Registrados em MT 124 novos casos de dengue em 7 dias
De janeiro deste ano até a segunda semana de outubro, Mato Grosso contabiliza 8.634 casos de dengue dos quais 124 foram registrados nos últimos 7 dias, entre 6 e 13 de outubro, mesmo não tendo começado em definitivo o período chuvoso no Estado. Deste total, informa a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT), 41 são casos graves da doença.
A maior quantidade de registros da doença foi registrada em Sinop (500 Km ao norte de Cuiabá), onde 1.732 pessoas foram infectadas pelo vírus da doença transmitido pela picada do mosquito aedes aegypti que se reproduz no período chuvoso, mas seus ovos resistem também durante a seca. As mortes identificadas como sendo resultado são 6 até o momento, todas em cidades do interior, onde os índices de infestação da doença não são aparentemente tão críticos como em Sinop. Outra morte suspeita ainda está sob investigação.
Cuiabá aparece em segundo com 1.157 notificações seguido por Várzea Grande com 322 e Rondonópolis com 275 casos de dengue.
Para evitar a proliferação da doença a SES recomenda que a população mantenha as caixas d’água, tonéis e barris, ou outros recipientes que armazenam água, totalmente tampados e limpos lavando-os com escova e sabão semanalmente. Cuidado especial também com as calhas e para que a água da chuva não fique acumulada sobre as lajes.
Comentários