O Rio Branco-AC foi definitivamente excluído da disputa do Campeonato Brasileiro da Série C após julgamento realizado no pleno do STJD nesta quinta-feira. A decisão em primeira instância havia ocorrido em meados de setembro e revertida no final do mês, dando condições para que a equipe disputasse a segunda fase da competição.
Lanterna do Grupo E com um ponto, a equipe já realizou três partidas, tendo empatado com o CRB na primeira rodada e perdido para Paysandu e América-RN nas rodadas seguintes. Todas essas partidas devem ser anuladas até a CBF tomar a decisão se inclui o time da Luverdense na disputa. Na primeira fase, os mato-grossenses foram terceiro colocados e se beneficiariam com decisão judicial.
O advogado Armando Melo foi o responsável pela defesa da equipe e alegou que não estava representando só a entidade, mas todo o Estado, que estava mobilizado em participar da absolvição. O apelo foi ouvido pelo relator Flávio Zveiter e pelos auditores, que não se comoveram e, por cinco votos a um, tiraram a multa de R$ 13 mil, mas puniram o time com a exclusão da competição.
Entenda o ""Caso Rio Branco""
11/09 - Com uma vitória por 2 a 1 sobre o Paysandu, o Rio Branco-AC se garantia na liderança do Grupo A da Série C e conquistava a classificação para a segunda fase do campeonato.
16/09 - Após julgamento realizado pela Justiça Desportiva, que alegou o descumprimento do artigo 191 combinado com o 231, ambos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, o time foi eliminado da disputa.
A decisão dizia respeito ao fato do Rio Branco, recorrendo de um posicionamento do STJD em relação à interdição da Arena da Floresta, ter ido apelar à Justiça Comum e, com base em uma liminar, liberado a venda de ingressos para uma partida. De acordo com os artigos 191 e 231, um clube só poderia pleitear qualquer causa na Justiça Comum se esgotadas todas as instâncias da Justiça Desportiva, o que não foi o caso.
21/09 - O Rio Branco-AC, que havia sido excluído da Série C, obtém efeito suspensivo e ganha condições de disputar a segunda fase da competição. O clube, no entanto, ainda corria riscos de ser punido.
Comentários