Marni Kotak transformou um espaço da Microscope Gallery, no Brooklyn, em uma sala de parto, com banheira de relaxamento, uma cama que pertencia à sua avó e uma cadeira de balanço.
O projeto The birth of Baby X ("O Nascimento do Bebê X") foi montado em torno da data prevista para o nascimento do bebê.
A artista pode ser vista desde o início de outubro se preparando física e mentalmente para dar à luz no local e, segundo os organizadores, os visitantes devem estar preparados para se tornarem testemunhas de um parto a qualquer momento.
Parteira
Kotak, que vai contar com a ajuda de uma parteira e uma acompanhante na hora de dar à luz, afirma ainda que vai transformar o ato de criar o bebê em um segundo projeto de performance arte: "Raising Baby X" ("Criando o Bebê X"), no qual o público vai poder acompanhar a vida da criança até que ela se torne independente.
"Eu me interesso principalmente com a questão de como alguém pode ter e conduzir uma experiência real. Acredito que nossas performances mais fascinantes ocorrem quando não estamos conscientes de que estamos atuando", disse a artista em seu website.
"É apenas nesses momentos que somos capazes de transcender as questões de exibição que passaram a dominar a performance arte e grande parte da cultura contemporânea."
Em trabalhos anteriores, Marni Kotak já havia transformado sua vida cotidiana em arte, reencenando seu próprio nascimento (2011), a ida ao funeral de seu avô (2009) e a perda de sua virgindade dentro de um carro (2010).
Comentários