Quatro pessoas foram resgatadas dos destroços com vida, mas com ferimentos graves.
O avião Dash 8, com 32 pessoas a bordo – 28 passageiros e quatro tripulantes – caiu na quinta (13). A aeronave viajava de Lae para a cidade resort de Madang, no norte do país, mas caiu devido às más condições meteorológicas, 12 km a sudeste de seu destino, disse Sid O"Toole, da Comissão de Investigação de Acidentes, a uma rádio australiana. “A tripulação teve um problema”, resumiu ele.
Moradores de uma aldeia perto do local do acidente, em uma região de floresta densa, na foz do rio Gogol, disseram ter resgatado quatro pessoas, algumas com queimaduras graves. Dois pilotos, da Austrália e da Nova Zelândia, estariam entre os sobreviventes.
“As indicações iniciais são de que não há australianos entre os mortos. O Alto Comissariado realizou verificações preliminares, mas a confirmação oficial pode levar algum tempo”, disse uma porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Austrália.
A Airlines PNG disse que decidiu manter em solo toda a sua frota de 12 aviões até novo aviso, e estava cooperando com as autoridades nos esforços de resgate e recuperação de corpos. Uma investigação completa está em andamento por parte das autoridades e da companhia aérea.
Histórico
É o segundo acidente envolvendo um avião da Airlines PNG nos últimos anos. Em agosto de 2009, um Twin Otter da empresa caiu quando se aproximava da pista de Kokoda, matando todas as 13 pessoas a bordo, incluindo nove australianos.
O Dash 8 é um avião bimotor de médio alcance. Introduzido pela De Havilland Canada em 1984, atualmente é fabricado pela Bombardier Aerospace.
Comentários