Decreto confirma superpoderes
O Decreto 752 publicado no Diário Oficial desta segunda (17) reforça as modificações nas atribuições da vice-governadoria, sob Chico Daltro. Conforme a publicação, competirá a Daltro a articulação e gestão das relações internacionais do Governo, a coordenação e viabilização de projetos estratégicos para o desenvolvimento do Estado e a coordenação das políticas de telecomunicações no âmbito do Estado.
Além disso, ele será responsável a partir de agora pela articulação institucional com os municípios mato-grossenses, a elaboração e coordenação das ações da Defesa Civil, a elaboração e coordenação das ações das políticas indigenistas e a coordenação das atividades do Escritório de Representação do Estado de Mato Grosso, em Brasília.
Em julho, a polêmica já havia causado desgaste entre o Executivo e o Legislativo. O projeto aprovado na ausência do governador Silval Barbosa, sem ampla discussão na Assembleia, trouxe mais poderes para Daltro do que se imaginava.
Ele passou a ter autonomia para discutir e interferir não apenas no MT Fomento, Ager, Defesa Civil, Metamat e Cepromat, conforme foi anunciado pelo Executivo, mas também vai cuidar do escritório de representação em Brasília, sob Eduardo Rizotto; das políticas indígenas; telecomunicações e da relação com os gestores dos 141 municípios.
A mensagem causou surpresa até mesmo em alguns secretários, como Pedro Nadaf, responsável pela pasta de Indústria, Comércio, Minas e Energia. O empresário só ficou sabendo que perdeu a autonomia sobre a Metamat um dia após a aprovação da mensagem. A Defesa Civil, vinculada à Casa Militar, também passou a ficar sob a tutela de Daltro, sem que o secretário Antônio Roberto Monteiro de Moraes.
Comentários