Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Economia
Segunda - 17 de Outubro de 2011 às 23:08

    Imprimir


Após 21 dias de greve nacional, os bancários de Mato Grosso aprovaram a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenabran) e decidiram encerrar a greve. A assembleia que definiu o fim da paralisação foi realizada na noite desta segunda-feira (17) na sede do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT), em Cuiabá.

Durante a assembleia, foram avaliadas as propostas para os bancários de bancos privados e do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Os bancos se comprometeram em aumentar mais os investimentos em segurança bancária e a Caixa realizará mais cinco mil contratações em todo país.

Segundo os sindicalistas, os destaques da proposta aceita pelos bancários são reajuste salarial de 9% (correspondendo a um aumento real de 1,5%), valorização do piso da categoria que passaria a ser de R$ 1.400 (aumento real de 4,3%) e ainda o fim da divulgação de rankings individuais dos funcionários.

O presidente do SEEB-MT, Arilson da Silva, disse que a proposta aprovada pela categoria foi resultado de muita luta dos bancários. “Foi a perseverança da categoria que fez com que conquistássemos valorização. Avanços foram conquistados neste processo. Vamos continuar na luta para ampliar as ações para impedir os ataques a bancos e garantir segurança para sociedade.”, finalizou.

Histórico
Os bancários entraram em greve no dia 27 de setembro, por tempo indeterminado, após a quinta rodada de negociações com a Fenaban, ocorrida no dia 23. A proposta patronal contemplava reajuste de 8% sobre os salários, o que representava aumento real de 0,56%, segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf). A reivindicação inicial da categoria era de 12,8% de reajuste, sendo 5% de aumento real.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/51505/visualizar/