Primeira reunião mensal discute o cenário político das eleições municipais. Partido deverá ter maior participação feminina nas disputa
PSD coloca cargos à disposição do governador Silval
A cúpula do Partido Social Democrático (PSD), decidiu, oficialmente, colocar os cargos que ocupa na estrutura administrativa do Estado - as secretarias de Ciência e Tecnologia e de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - à disposição do governador Silval Barbosa.
A medida, segundo o secretário-geral da legenda, visa a deixar o governador Silval Barbosa à vontade nas decisões do staff, no Palácio Paiaguás.
Na segunda-feira (17), a cúpula socialdemocrata se reuniu no Auditório Licínio Monteiro, da Assembleia Legislativa, para definir o planejamento estratégico com vistas às eleições municipais de 2012. O primeiro passo foi decidir, justamente, que o partido colocará os cargos à disposição do Governo.
O presidente do diretório municipal de Cuiabá, deputados Eliene Lima, e do estadual, José Domingos, licenciados, estão no comando das secretarias de Ciência e Tecnologia e de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, respectivamente. .
Mesmo aguardando a lista oficial de filiados, que será divulgada nesta terça-feira (18), pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de todos os partidos, o secretário-geral, deputado José Riva (PSD), adiantou que já são pelo menos 107 pré-candidatos às prefeituras, mas que ainda dependem da conjuntura política.
Ele avaliou que, se a legenda mantiver 80 deles, já será um número bastante significativo para um partido que acaba de nascer. Riva também destacou a participação feminina nas majoritárias. Até o momento, são 11 pré-candidatas.
O PSD tem 50 prefeitos, 18 vice-prefeitos, dois deputados federais (Eliene Lima e Homero Pereira) e um suplente em exercício (Roberto Dorner), o vice-governador Chico Daltro, seis deputados estaduais (José Riva, Walter Rabelo, Airton Português, José Domingos Fraga, Luizinho Magalhães e Aray Fonseca), além de importantes lideranças empresariais, rurais e de bairros.
Para as disputas à Câmara Municipal de Cuiabá, já são 38 pré-candidatos. “Vai ser a principal chapa de vereadores de 2012. Temos condições de eleger acima de seis vereadores”, apontou Eliene Lima.
Para isso, destacou o presidente regional do partido, vice-governador Chico Daltro, no próximo semestre haverá um curso preparatório a fim de estruturar as bases para o pleito municipal. E Riva sugeriu o início dos trabalhos do PSD Mulher, PSD Jovem, PSD Comunitário e o PSD Zonal para facilitar a organização da sigla.
Durante a reunião, a ex-prefeita de Vera, Isani Luiza Konerat, e o prefeito de Nortelândia, Neurilan Fraga, tiveram as fichas abonadas no PSD. Em Vera, além do vice-prefeito Manoel Divino Terto, mais 150 lideranças também aderiram a sigla. De Nortelândia, mais 20 lideranças com grande visibilidade eleitoral, três vereadores e dois suplentes.
“Temos 15 pré-candidatos a Câmara Municipal”, destacou Neurilan. Convidado pela presidente da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil, senadora Kátia Abreu, o presidente da Famato, Rui Prado, explicou que o setor quer contribuir com a legenda. Destacou a necessidade de trabalhar para melhorar a malha viária, considerado um dos principais entraves de Mato Grosso.
“Dos 100 mil quilômetros de estradas vicinais, apenas 25 mil estão asfaltados. O governo faz esforço para a realização da Copa do Mundo, mas esquece de investir nas estradas”, disse Prado, acrescentando as dificuldades dos produtores para o escoamento da produção.
Também participaram os prefeitos Meraldo Sá (Acorizal), Neurilan Fraga (Nortelândia), Celso Banazeski (Colíder), Sinvaldo Santos Brito (Peixoto de Azevedo), dentre outras lideranças.
Com assessoria de imprensa
Comentários