Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cultura
Quinta - 31 de Outubro de 2013 às 14:27

    Imprimir


 Um musical sem falas ou diálogos, que deixa a própria música conduzir sua história. Assim é “PAR, um Musical Apaixonante!”, do Grupo Ponto de Partida, que estreia neste fim de semana em Vitória. As apresentações acontecem no sábado (02) e no domingo (03), no Teatro Universitário, na Ufes.
 
O espetáculo tem como tema central as relações amorosas e seus inúmeros tons, que vão do enamoramento à celebração do amor, passando pelo ciúme, a dor, os encontros e os desencontros que perseguem um casal. Canções de Chico Buarque, Dorival Caymmi, Tom Jobim, Ary Barroso, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Vander Lee, Cartola, Rita Lee, dentre outros, foram escolhidas para narrar esses sentimentos, além das composições originais de Pablo Bertola, Lido Loschi e Júlia Medeiros, integrante da trupe.
 
“O espetáculo dá sequência à pesquisa do Ponto de Partida de encontrar uma linguagem para o musical brasileiro. ‘PAR’ leva isso às últimas consequências, não tem nenhuma palavra falada”, explica Regina Bertola, diretora geral do musical, em entrevista ao C2. “Toda a história, a encenação, é proposta com música.”
 
Além de ser um “musical 100% musical”, o grande destaque de “PAR” é o fato de ser totalmente dançante. Para o aperfeiçoamento, foi convidado o bailarino e coreógrafo brasileiro Wagner Moreira, que mora na Alemanha. “O musical é completamente dançante, gira o tempo todo, está em movimento permanente, não para um minuto”, afirma a diretora geral.
Repertório
 
Para falar sobre o tema, foram escolhidos compositores de várias gerações para integrar o repertório do musical. “Eu queria falar da relação a partir do modo como eles exergavam e falavam sobre esses sentimentos. Desde Pixinguinha a Ary Barroso, passando por Chico Buarque até composições originais”, conta Regina. “Nós ainda não conseguimos gravar um CD, e as pessoas que assistem querem!”.
 
Dentre as mais de 30 canções, música como “Eu Te Amo” (Tom Jobim e Chico Buarque), “Carinhoso (Pixinguinha e Braguinha) e “O Quereres” (Caetano Veloso). “O repertório fala, nos emociona e nos instiga sobre os vários sentimentos que envolvem um par.”
 
Com visual e estética fortes e uma iluminação especial no palco, o espetáculo conta com 14 atores em cena e uma banda com três músicos, responsáveis por todas as canções, que são tocadas em sax, violão e percussão. E essa é a terceira vez que o Grupo Ponto de Partida se apresenta na Capital. “Estamos voltando justamente porque tivemos um encantamento muito grande com o público daí”.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/5144/visualizar/