Leitão articula senadores para ampliar plantio de cana em MT
O deputado federal Nilson Leitão (PSDB) conseguiu obter apoio dos senadores Acir Gurgacz (PDT-RO) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA) para emendar o projeto de lei que institui o novo Código Florestal e alterar dispositivos que impedem o plantio de cana-de-açúcar nos biomas amazônico e pantaneiro.
Para o parlamentar tucano, a alteração se faz necessária e é plausível porque a "emenda garante o plantio de cana apenas em áreas que já foram abertas e exploradas".
"Não vamos e nem queremos permitir o plantio em áreas de mata virgem, mas temos que garantir a exploração em terras que já foram utilizadas para a pecuária ou outras culturas, e que hoje estão degradadas e subutilizadas", justifica Leitão.
A emenda elaborada pelo congressista tucano será apresentada pelo senador Flexa Ribeiro e conta com o aval de Gurgacz, relator do Código no Senado. "É melhor alterar a lei no Senado para que não volte para a Câmara", pondera, acrescentando que o "Congresso Nacional precisa agilizar a aprovação" da nova lei ambiental.
Além disso, acrescenta o deputado, Mato Grosso tem condições de ampliar significativamente a área de cana aproveitando apenas as áreas degradadas ou de segundo plantio.
"Somos protagonistas no plantio de soja, algodão e líderes na pecuária, mas a cana, que já foi o carro-chefe da economia mato-grossense, hoje está relegada a um segundo plano, mesmo com sua importância estratégica para o Brasil", avalia.
Comentários