A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia informou que um presidiário foi internado e diagnosticado com meningite no Hospital Couto Maia, na madrugada desta quinta-feira, em Salvador. O detento Eduardo Neri dos Santos teria contraído a doença na própria Penitenciária Lemos Brito (PLB).
Segundo o diretor financeiro do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia (Sinspeb-Ba), João Santana dos Santos, o preso tem aproximadamente 35 anos e foi levado inicialmente aos hospitais Roberto Santos e Mário Leal depois de passar mal. Como a doença não havia sido detectada, voltou para o complexo penal, onde foi atendido na Central Médica Penitenciária. A médica de plantão teria detectado os sintomas de meningite e então encaminhado o preso para o Hospital Couto Maia.
João Santana afirmou ainda que Eduardo dividia cela com mais seis presos no pavilhão 3 e que dois deles já apresentam sintomas de meningite, mas até as 13h não haviam sido atendidos. A assessoria de comunicação da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) negou a existência de outros presos com sintomas e informou que todos que tiverem traços da doença serão devidamente atendidos.
De acordo com a Sesab, o estado de saúde do preso é estável, mas não há previsão de alta. O órgão informou também que há recomendação de profilaxia para as pessoas que mantiveram contato com ele. A Seap, contudo, negou a recomendação de profilaxia, mas informou que mesmo assim o procedimento será realizado. Este ano 72 pessoas já morreram, vítimas da doença, na Bahia.
Comentários