Equipe de resgate faz nova tentativa para desencalhar baleia no RN
Equipes de resgate farão por volta das 13h deste sábado (21) uma nova tentativa para desencalhar um exemplar de baleia-jubarte que encalhou na quinta-feira (19) na praia de Upanema, em Areia Branca (RN).
O animal, com dez metros de comprimento e sem forças para nadar sozinho, foi arrastado cerca de 50 metros pela correnteza para a parte mais rasa da praia e dificulta as chances de levar o mamífero aquático de volta para mar aberto.
Segundo Ana Emília Alencar, bióloga e técnica do Projeto de Monitoramento de Cetáceos da Costa Branca, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, e técnicos, membros da Marinha e da Polícia Ambiental trabalham no resgate, que será feito neste sábado quando a maré estiver cheia. Por volta das 12h, o mar cobria totalmente o cetáceo.
"Ela permaneceu durante todo este tempo sendo hidratada com soro fisiológico e coberta com lençóis umedecidos. Não há risco, ela está bem", disse Ana. "Agora, vamos tentar puxá-la com um rebocador. Uma retroescavadeira foi usada para abrir um canal mais profundo ao redor do animal, o que ajudará no deslocamento", acrescentou.
O espécime é jovem e não apresenta ferimentos graves, apenas arranhões.
Comentários