Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Sábado - 22 de Outubro de 2011 às 21:45
Por: Laura Petraglia

    Imprimir


Com discursos ‘ácidos’, os deputados estaduais agora elegeram como a ‘bola da vez’ na roda de críticas o que eles intitulam de ‘inércia’ por parte da bancada federal de Mato Grosso no Congresso Nacional. Na visão dos legisladores, a bancada composta por oito parlamentares federais e três senadores, não tem feito as articulações necessárias para garantir a liberação dos recursos na ordem de R$ 320 milhões pela União para o governo estadual referentes à Lei Kandir.

O deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB), sugeriu em plenário esta semana que os Estado forme uma caravana rumo a Brasília, pressionar o governo federal a quitar a dívida que possui com o Estado.

Na visão do presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PSD), apesar dos representantes do Legislativo estadual já terem manifestado o interesse de ir à capital federal cobrar a liberação do repasse, a bancada federal do Estado não tem promovido as articulações necessárias.

“Se os nossos deputados federais e senadores não se unirem, fica complicado, pois o governador Silval Barbosa (PMDB) promove discussões com o governo federal, mas os parlamentares precisam se empenhar e fazer a sua parte na articulação”, disse Riva num à parte no discurso do colega.

Para o deputado Percival Muniz (PPS), a bancada federal de Mato Grosso tem dormido no ponto, já que o governo federal suspendeu os recursos para a interligação de rodovias, e o repasse referente à Lei Kandir. Segundo Percival, os parlamentares precisam reagir à altura, porque Mato Grosso do Sul e Goiás recebem os montantes e nosso Estado não.

“O problema é que estamos falando de uma bancada submissa e que apenas sabe dizer amém. Mesmo sendo da base aliada do governo federal, estes não brigam para garantir as melhorias para Mato Grosso”, discursou Muniz.

Mato Grosso tem perdido por ano aproximadamente R$ 2 bilhões com a Lei Kandir, que dispõe sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos estados, isentando do tributo os produtos destinados à exportação. 
 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/50962/visualizar/