Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Domingo - 23 de Outubro de 2011 às 19:16
Por: Fabricio Escandiuzzi

    Imprimir


Estudantes de Florianópolis (SC) chegaram cedo para o segundo dia de provas do Enem. Foto: Fabricio Escandiuzzi/Especial para Terra

Estudantes de Florianópolis (SC) chegaram cedo para o segundo dia de provas do Enem
Foto: Fabricio Escandiuzzi/Especial para Terra

Estudantes da rede pública estadual de ensino de Santa Catarina se disseram "prejudicados" na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devido à greve de professores. A paralisação ocorrida no primeiro semestre durou mais de dois meses e teria comprometido o desempenho dos alunos.

 

O estudante Guilherme Vieira disse ter sentido muitas dificuldades no primeiro dia de exame. Ele afirmou que muitas matérias não foram repassadas pelos professores, mesmo após o fim da greve. Para ele, a paralisação estadual comprometeu todo o ano. "Por mais que tenhamos feito reposição, não é a mesma coisa", disse. "Já estava com medo do que pudesse acontecer. Perdemos o pique do ano e senti isso na prova".

Outro estudante da rede pública estadual, Iuri Sutil, 17 anos, afirmou que o ritmo após a greve não foi o mesmo e que as reposições poucas vezes teriam sido utilizadas de fato. "O sistema estadual já é mais devagar. Depois da greve parece que ficou pior", disse o garoto. "As reposições poucas vezes são usadas para que as matérias sejam repassadas. Os alunos da rede estadual foram muito prejudicados".

A greve que durou dois meses afetou diretamente cerca de 700 mil estudantes em Santa Catarina. Mesmo com a paralisação e as dificuldades, os alunos esperam um bom desempenho no segundo dia de provas. "Tenho o hábito de ler e por isso acho que a redação pode jogar minha nota para cima", disse Amanda Andrade, 19 anos.

Neste domingo, o movimento no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, foi bem menos intenso do que o registrado no sábado. Muitos procuraram mais uma vez chegar bem mais cedo para evitar maiores tumultos.

Recorde de inscritos
Mais de 5 milhões de candidatos se inscreveram para participar da maior edição do Enem desde a sua criação, em 1998. As provas terão início às 13h (horário de Brasília). No sábado, os candidatos responderam a questões de Ciências Humanas e da Natureza. Já no domingo, as provas são de Matemática e Língua Portuguesa, além da redação.

A partir do resultado da prova do Enem, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de todo o País. A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é preciso ter cursado todo o Ensino Médio na rede pública.

Em 2012 a prova terá duas edições, uma no primeiro semestre e outra no segundo. A primeira edição do ano que vem já está confirmada para os dias 28 e 29 de abril. A data da segunda edição ainda não foi definida em função das eleições municipais, que ocorrerão em outubro, mês de aplicação do Enem 2011.

Correção online
O Terra, com os professores do Sistema COC de Ensino, fará a correção online das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão aplicadas em 1.599 municípios brasileiros. A correção poderá ser acompanhada, questão por questão, pela internet no sábado e no domingo.

O internauta Handerson de Souza Fabrício, de Camaragibe (PE), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/50893/visualizar/