Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Terça - 25 de Outubro de 2011 às 22:48

    Imprimir


O casamento civil homossexual foi reconhecido como válido pelo Poder Judiciário. Em julgamento ocorrido nesta terça-feira (25), quatro ministros do STJ votaram favoravelmente ao casamento civil de duas mulheres do Rio Grande do Sul que haviam requerido em cartório a habilitação para o casamento. Dos cinco ministros que votaram, apenas Raul Araujo manifestou-se contrariamente. O ministro ponderou que o caso envolve interpretação da Constituição Federal e, portanto, seria de competência do Supremo Tribunal Federal (STF).

A advogada especialista em Direito Homoafetivo, Sylvia Maria Mendonça do Amaral ressalta que a decisão do STJ abre um importante precedente aos casais do mesmo sexo que almejam o casamento civil. “Mais uma vez coube ao Poder Judiciário suprir lacunas deixadas pela inércia do Legislativo. Esta decisão beneficia apenas o casal autor da ação, mas é um precedente que certamente servirá como estímulo para que outros casais façam o mesmo pedido. A consequência provável é que o casamento homoafetivo torne-se uma realidade, ao alcance de todos que desejam oficializar sua relação com pessoa do mesmo sexo”, afirma.

O caso envolve duas cidadãs do Rio Grande do Sul que requereram em cartório a habilitação para o casamento. O pedido foi negado pela Vara de Registros Públicos e de Ações Especiais da Fazenda Pública, da comarca de Porto Alegre. Da decisão cabe recurso ao STF que poderá eventualmente ser interposto pelo Ministério Público. (W.S)
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/50660/visualizar/