Famílias vítimas de violência vão a cemitérios pedir desarmamento
Familias vítimas de violência realizarão no Dia de Finados, 2 de novembro, uma blitz educativa em frente aos cemitérios de Cuiabá, Várzea Grande e Poconé. Nos locais serão distribuídas cartilhas de orientação sobre a Campanha do Desarmamento 2011, lançada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública em Mato Grosso no último dia 17 de outubro. O presidente da AFVV, Heitor Geraldo Reyes entende que as maiorias das mortes com arma de fogo têm motivação fútil ou banal.
"São armas legais roubadas que estão matando e fomentando o comércio ilegal de armas de fogo", declarou. As blitz vão acontecer nos cemitérios da Piedade, do Porto e Parque Bom Jesus, em Cuiabá, no cemitério Recanto da Paz, em Várzea Grande, e no cemitério de Poconé. A Associação de Familiares Vítimas de Violência (AFVV) é uma das entidades colaboradora da campanha, na mobilização social da população para a entrega voluntária de armas de fogo.
O custo das mortes com armas de fogo é muito alto para o Estado, uma vez que as famílias ficam desestruturadas e acabam recorrendo a benefícios do governo. "Os filhos perdem seus pais e acabam sendo criados pela avó ou pela rua. Isso gera mais violência", observou.
A Campanha do Desarmamento 2011 traz novidades com relação às anteriores: o anonimato para quem entregar a arma, a inutilização do material no ato da entrega e a agilidade no pagamento da indenização.
Em Mato Grosso, 17 municípios possuem unidades de Segurança Pública credenciadas para o recebimento de armas de fogo. São 14 unidades da Polícia Civil, 10 comandos da Polícia Militar, além de cinco delegacias da Polícia Federal e oito delegacias da Polícia Rodoviária
Em Cuiabá e Várzea Grande as armas podem ser entregues nos seguintes locais: Central de Ocorrências da Polícia Civil (avenida tenente coronel Duarte, nº 1044, bairro Centro, Cuiabá); Comando Regional I da Polícia Militar (avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 6135, bairro Novo Paraíso, Cuiabá); Central de Ocorrências da Polícia Civil de Várzea Grande (avenida Filinto Muller, nº 147, bairro Aeroporto) e Comando Regional II da Polícia Militar (avenida Filinto Muller, nº 538, bairro Centro, Várzea Grande).
No interior do Estado, as armas podem ser entregues nas delegacias e comandos regionais das polícias Civil e Militar dos municípios de Água Boa, Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Garças, Cáceres, Cuiabá, Diamantino, Juína, Pontes e Lacerda, Porto Alegre do Norte, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, Várzea Grande e Vila Rica.
O cidadão receberá, no ato da entrega voluntária da arma, um protocolo gerado pelo Sistema "Desarma", da Polícia Federal, com qual poderá receber o valor da indenização correspondente à entrega da arma de fogo em qualquer caixa eletrônico do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal.
O valor do reembolso varia de 100 a 300 reais por arma de fogo, dependendo do tipo e calibre. Mais informações sobre a Campanha do Desarmamento em Mato Grosso podem ser conferidas pelos links:
Comentários