Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Quarta - 26 de Outubro de 2011 às 23:37
Por: Alline Marques

    Imprimir


Marcos Bergamasco/Agência Phocus

Antônio Joaquim é o relator do processo que investiga aquisição de Land Rovers e equipamentos russosO o Tribunal de Contas do Estado (TCE) vai analisar ainda em novembro o processo aberto para apurar eventuais irregularidades na aquisição de 10 veículos Land Rovers equipados com tecnologia russa, realizada pela extinta Agência Executora de Projetos da Copa do Mundo de 2014 (Agecopa). A informação é do relator da processo, conselheiro Antônio Joaquim.

E o julgamento só não será imediato porque a nova Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) solicitou prazo de 15 dias para apresentar defesa. O pedido foi aceito e, de acordo com o conselheiro, o tempo para esclarecer a dispensa de licitação expira nos próximos dias.

“Eles pediram para prorrogar o prazo porque estavam no auge da mudança de agência para secretaria e temos de ter bom senso, por isso eu dei mais 15 dias”, informou o conselheiro ao Olhar Direto.

Após apresentação da defesa, o auditor responsável por detectar as supostas irregularidades deverá analisar os argumentos da Secopa, podendo acatar ou não os esclarecimentos. Antônio Joaquim explicou que caso a justificativa seja aceita o processo poderá ser arquivado.

No entanto, sendo contrário o julgamento, o processo será encaminhado ao Ministério Público de Contas, que emitirá outro parecer sobre o assunto. Por último, o relator irá analisar todas as análises e documentos para proferir o voto, a ser levado ao plenário.

Antônio Joaquim informou ainda que o procedimento é padrão e surgiu por provocação da auditoria do TCE que atua dentro da Secopa.

A tecnologia russa pertencente à empresa Gorizont foi adquirida por R$ 14 milhões em maio, com dispensa de licitação, pela Agecopa. Os equipamentos serão instalados em 10 Land Rovers e o assunto acabou gerando novo desconforto aos gestores responsáveis pela realização a Copa do Mundo.

Os deputados pedem esclarecimentos e ameaçam abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar se houve irregularidades.

Mais informações em instantes
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/50553/visualizar/