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Cidades
Quinta - 27 de Outubro de 2011 às 16:30
Por: Leandro J. Nascimento

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Um total de 39% das rodovias de Mato Grosso estão em condições ruins ou péssimas. A constatação é da Confederação Nacional de Transportes, por meio da Pesquisa CNT de Rodovias 2011. O relatório feito anualmente analisa as condições das estradas brasileiras, abrangendo toda a malha federal pavimentada e os principais trechos sob jurisdição estadual e concessionada. Individualmente, a pesquisa atribuiu os seguintes conceitos ao estado em relação à condição geral: ótimo (9,1%), bom (20,8%), regular (30,5%), ruim (29,3%), péssimo (10,3%). 

Em Mato Grosso, 4.460 quilômetros foram mapeados. As rodovias estaduais receberam conceitos que variam de regular, ruim ou péssimo. No geral, o estado de todas as rodovias foi classificado com o status de "ruim" pela pesquisa. Na relação estão as MTs 130 (112 quilômetros pesquisados), MT-208 (46km), MT-240 (59km), MT-246 (85km), MT-320 (154km), MT-343 (79km), MT-358 (130km). A geometria de seis, das sete pesquisadas, foi classificada como "péssima" e a geometria da MT-240 foi considerada como "ruim".

Neste quesito, de acordo com a CNT, foram levados em consideração o tipo de rodovia, existência de pista simples, dupla, faixa adicional de subida - 3ª faixa - e sua condição, além das condições de pontes, viadutos e acostamentos. Já o pavimento e sinalização das estradas sob administração do estado variaram entre regular a péssimo.

Em Mato Grosso, as rodovias estaduais apresentaram desempenho inferior quando comparadas às estradas administradas pelo Governo Federal. Na relação das rodovias federais avaliadas estão as BRs 070, BR-158, BR-163, BR-174 e BR-364. A situação geral de quatro rodovias foi considerada regular. Já na BR-158 foi apontada como ruim.

Pontos críticos
A Pesquisa CNT de Rodovias apontou os principais pontos críticos verificados na malha viária mato-grossense. A existência de buracos ainda é considerada a maior dificuldade, seguida por erosões na pista. Em 10,5% foram verificadas trincas na malha ou remendo. Afundamentos, ondulações e buracos foram constatados em 3,3% das rodovias.

Recuperação
Segundo a Confederação Nacional dos Transportes, o investimento necessário para recuperar o pavimento da malha viária do estado é de R$ 1,6 bilhão. Já para a conservação, seriam mais R$ 162 milhões utilizados.





Fonte: Do G1 MT

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