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Cidades
Quinta - 27 de Outubro de 2011 às 16:37
Por: LISLAINE DOS ANJOS

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  • A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo - Fifa 2014 (Secopa) já deu ordem de serviço para a execução de uma das principais obras de mobilidade urbana, a ser feita em Cuiabá e Várzea Grande, visando à Copa do Mundo. Trata-se da duplicação da Rodovia Mário Andreazza (MT-444), uma das principais ligações viárias entre as duas cidades.

    A obra será executada pela Agrimat, empresa que venceu a licitação. Após o início dos trabalhos, a construtora terá 12 meses para entregar o novo corredor - formado pela rodovia e pela ponte - à população.

    A duplicação é considerada a principal obra da Matriz de Responsabildade firmada pelo Governo de Mato Grosso com o Governo Federal.

    No projeto, estão previstos os serviços de terraplanagem, pavimentação, drenagem, sinalização e recuperação do meio ambiente.

    As obras terão início no entroncamento da Avenida Miguel Sutil (Av. Ciríaco Cândia) e seguem até o entroncamento das rodovias federais 070, 163 e 364 (Trevo do Lagarto) - totalizando 9,4 quilômetros. O alargamento da ponte que compõe a rodovia, que teve início em maio, já tem 38% do projeto executado.

    A rodovia

    A MT-444 é uma importante rota de integração entre a Capital, Várzea Grande e o interior do Estado, sem que a travessia seja feita pelo centro da cidade vizinha, e faz parte da Matriz de Responsabilidade do Governo do Estado com o Governo Federal, sendo uma das exigências da Federação Internacional de Futebol (Fifa) para a mobilidade urbana do Estado.

    A duplicação tornou-se necessária também pelo aumento do fluxo de veículos, decorrente do crescimento populacional das duas cidades, nos últimos dez anos. De acordo com dados da Prefeitura de Várzea Grande, diariamente, mais de dois mil veículos circulam pelo trecho.

    Crescimento populacional

    De acordo com o titular da Agência Municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Desenvolvimento Urbano de Várzea Grande, Aparecido Reginaldo Rodrigues, a densidade populacional continua crescendo na área, que hoje já possui aproximadamente 25 mil moradores.

    "Além do fluxo de veículos particulares, precisamos de uma via que atenda a contento a demanda do transporte coletivo", disse.

    Segundo o secretário Extraordinário da Copa do Mundo (Secopa), Eder Moraes, a duplicação do trecho é fundamental para acompanhar o crescimento populacional da região.

    Já estão previstas as construções de mais cinco mil novas unidades habitacionais na área, o que elevará a população da região para 100 mil habitantes, na próxima década.

    "A principal avenida para saída do aeroporto é a FEB, mas, caso haja algum incidente e ela seja bloqueada, é preciso um plano B para os dias de jogo. O caminho secundário oferecido é a Estrada da Guarita, que termina na Mário Andreazza; por isso, estamos duplicando ambas. Essa região de Várzea Grande receberá milhares de unidades residenciais e a via contribuirá para a redução do tráfego de veículos pesados no centro", afirmou Moraes.

    A duplicação da rodovia também deverá facilitar o acesso ao Centro de Treinamento de Várzea Grande, bem como ao novo terminal de integração da cidade, que deverá ser construído em frente à fábrica da Coca-Cola.

    Com informações da Secopa 






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