Fiscais embargam fazenda em Juara por extração ilegal de madeira
Uma operação de fiscalização realizada pela Diretoria da Unidade Desconcentrada da Sema de Juara (709 quilômetros de Cuiabá, na Região Médio-Norte do Estado) e a Policia Militar apreendeu 149 toras de madeira extraídas ilegalmente numa fazenda localizada a cerca de 120 quilômetros da sede do município. Quatro servidores da Sema e dois policiais militares de Juara participaram da operação realizada na última sexta-feira (21.10).
Gabriel Conter de São José, diretor da DUD de Juara informou que a madeira foi extraída ilegalmente de uma área de 230 hectares, de Reserva Legal, da Fazenda São Paulo. “A extração ilegal de madeira foi encontrada graças a uma denúncia anônima formalizada junto a Ouvidoria Setorial da Sema”.
Segundo o diretor, as toras estavam esplanadas no interior da mata e muito provavelmente seriam transportadas com a utilização de notas “frias”, de manejos próximos a extração.
“Uma vez que a madeira, proveniente de extração ilegal, consegue ser transportada, entra na mesma rota de um manejo dificultando a identificação da sua origem. Por isso que os infratores utilizam-se de notas do manejo para transportar a madeira de extração ilegal até a madeireira”, explicou Gabriel Conter.
Além das 149 toras de madeiras de diversas espécies, recém-cortadas e já prontas para o transporte, foram apreendidos também um trator CBT, modelo 8060; 50 litros de óleo diesel; 60 Litros de gasolina, oito frascos de 500 ml de óleo dois tempos; caixa de ferramentas e alimentos que se encontravam armazenados em um barraco. Esses alimentos foram doados a uma entidade filantrópica do município de Juara.
O proprietário da área foi autuado em R$ 1.150.000,00 pela extração ilegal de madeira em Área de Reserva Legal e a área foi embargada. Além da multa, embargo da área e apreensão dos bens, o proprietário responderá a processos criminais pelos danos provocados ao meio ambiente.
Somente este ano, a DUD de Juara já apreendeu em operações de fiscalização realizadas na região aproximadamente 2.000m³ de madeiras ilegais. A unidade regional de Juara é responsável por cinco municípios - Juara, Porto dos Gaúchos, Tabaporã, Novo Horizonte do Norte e Nova Maringá -, uma área de 49.075,13 Km².
Comentários