Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Sexta - 28 de Outubro de 2011 às 15:29
Por: André Alves

    Imprimir


A Associação de Mulheres Cantinho da Amazônia – AMCA é a única entidade de Mato Grosso finalista na 6ª edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. O prêmio, que acontece desde 2001, a cada dois anos, tem como objetivo divulgar e premiar soluções efetivas para graves problemas sociais e ambientais que possam ser replicadas em outras regiões do Brasil. Este ano o prêmio teve recorde de inscrições com 1116 tecnologias sociais inscritas. 

A Associação de Mulheres se inscreveu na categoria Participação de Mulheres na Gestão de Tecnologias Sociais. Com 87 mulheres agricultoras, a associação foi criada em 2009 e está instalada no assentamento Vale do Amanhecer, no município de Juruena. O principal trabalho do grupo é a produção de biscoitos de castanha-do-Brasil, que é comercializado através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Conab para toda a região Noroeste de Mato Grosso.

Além de gerar uma renda média mensal de 800 reais para cada uma das associadas, o trabalho ajudou a fazer com que os agricultores do assentamento reconhecessem o valor da floresta em pé, tanto em termos financeiros, mas também em termos sociais e ambientais. Com apoio do projeto Poço de Carbono Juruena, desenvolvido pela Associação de Desenvolvimento Rural de Juruena (ADERJUR) com o patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, a AMCA tem estimulado um processo de construção de uma nova Agricultura familiar com base na conservação da Biodiversidade, diversificação da produção e geração de emprego.

No dia 22 de novembro em Brasília serão anunciados os nove vencedores do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. Cada iniciativa vencedora receberá um prêmio no valor de 80 mil reais. Será premiada uma tecnologia de cada região do país e uma de cada categoria especial: "Direitos da Criança e do Adolescente e Protagonismo Juvenil"; "Gestão de Recursos Hídricos"; "Participação das Mulheres na Gestão de Tecnologias Sociais" e "Tecnologia Social na Construção de Políticas Públicas para a Erradicação da Pobreza". O Prêmio conta com o patrocínio da Petrobras e o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, da Unesco e da KPMG Auditores Independentes.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/50372/visualizar/