Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Domingo - 30 de Outubro de 2011 às 11:15
Por: Julia Munhoz

    Imprimir


Apontado como um dos principais entraves no setor agropecuário de Mato Grosso, a falta de mão de obra especializada para operar as máquinas agrícolas, que evoluíram muito com o surgimento de novas tecnologias, tem motivado o setor a buscar novas estratégias para a capacitação dos trabalhadores.

Diante disso, o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em Mato Grosso, Tiago Mattosinho Correa, explica que a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) tem buscado profissionais qualificados para ampliar o quadro de instrutores na área.

“Estamos oferecendo treinamento para qualificar instrutores e assim ampliar o número de cursos de operador de máquinas”, explicou Mattosinho, ao ressaltar que alguns professoresserão qualificados nos estados do Rio Grande do Sul, Bahia e São Paulo.

Atualmente o Estado conta com 10 instrutores disponíveis para realizar os cursos de capacitação e a expectativa é de que esse número aumente para 30 até 2012 e, conseqüentemente, haja um crescimento na quantidade de mão de obra qualificada disponível para o setor de operação de máquinas.

Plano anual

O Senar de Mato Grosso finalizou recentemente o Plano Anual de Trabalho (PAT) de 2012, cujo objetivo é planejar os novos cursos que serão oferecidos pela entidade. Para o próximo ano, a meta é capacitar 39.885 pessoas, o que representa um aumento de 23% em relação ao total de produtores e trabalhadores rurais que serão qualificados até dezembro deste ano (32.475) que atinge 44% a mais quando comparado ao ano passado (27.765).

Conforme a assessoria, no ano passado a entidade realizou 1.851 treinamentos. Até o fechamento deste ano, a expectativa é fazer 2.165 cursos e para 2012 estão previstos 2.659 capacitações.
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/50255/visualizar/