Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Domingo - 30 de Outubro de 2011 às 19:39
Por: Hebert Almeida

    Imprimir


A cidade de Sorriso, no médio Norte do Estado, deixou de ser o município brasileiro de maior renda agrícola do país. O posto agora é ocupado por São Desidério, na Bahia. Além de perder o primeiro lugar, a cidade ficou também se a prata, que passou para Cristina (GO), segundo dados da pesquisa Produção Agrícola Municipal (PAM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Essa colocação, observa o levantamento, refere-se a preços relativos a safra passada.

Sorriso reduziu em 30,6% suas receitas. Apesar da queda no valor da produção, a cidade do norte de Mato Grosso continua sendo o maior produtor de milho e soja do País, sendo responsável por 13,0% e 9,7% da produção mato-grossense, respectivamente, segundo a pesquisa.

O fenômeno enfrentado por Sorriso não é localizado. Mato Grosso como um todo, segundo o IBGE, reduziu suas receitas com a agricultura, que sofreu uma redução de R$ 2,3 bilhões no valor da produção, sendo R$ 1,8 bilhão só com a soja, da qual é responsável por 27,3% do total produzido no País. Com isso, o Estado  diminuiu sua participação de 11,3% para 8,9%, sendo inclusive ultrapassado pelo de Minas Gerais, que aumentou de 10,9% para 11,8%.

De acordo com o IBGE, a cidade baiana de São Desidério subiu para o topo do ranking da renda agrícola ao se destacar na produção de algodão herbáceo, sendo responsável por 15,7% da produção brasileira e 46,5% da produção baiana. O município também se destaca como sexto produtor e milho, 10o produtor de soja e 20º produtor de feijão. Foi responsável, respectivamente, por 19,7%, 24,0% e 6,6% da produção do Estado. A grande disponibilidade de terras com excelente topografi a, ideais para mecanização, o clima propício com índices pluviométricos entre 1 300 mm a 1 700 mm ao ano, aliados à alta tecnologia utilizada, foram fatores que garantiram a boa produtividade das suas lavouras.

Municípios goianos também se destacam entre os que apresentam maior valor de produção. Cristalina, Jataí e Chapadão do Céu obtiveram crescimentos no valor da produção de 36,9%, 37,9% e 60,8%, respectivamente. Cristalina passou do sétimo lugar em 2009, para o segundo em 2010. O município está entre os maiores produtores de feijão, milho e soja do País. Também ocorreram incrementos no valor da produção do alho (102,3%), cebola (275%), sorgo (29,6%) e tomate (40,9%).
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/50224/visualizar/