Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Terça - 01 de Novembro de 2011 às 09:32

    Imprimir


A divisão de Mato Grosso volta ao palco de debates em audiência pública programada para o dia 3 de dezembro, em Porto Alegre do Norte, coordenada pelo Fórum "Dividir para Crescer". Parlamentares das bancadas federal e estadual devem participar do ato, como o presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PSD), o deputado estadual Dilmar Dal"Bosco (DEM) e o presidente estadual do PSDB, Nilson Leitão. As discussões recebem adornos acalorados desde já, porque não existe consenso sobre o tema. Riva é contrário a uma nova redistribuição do território mato-grossense. Entende que é possível melhorar os investimentos do Estado em regiões mais carentes. Leitão alerta que "Mato Grosso já está dividido pela caneta do governo", num claro recado ao governador Silval Barbosa (PMDB).

Riva disse que poderá fazer parte das discussões mais chama a atenção para um quadro de empenho do Executivo junto ao governo federal, com apoio das bancadas, para acentuar investimentos em regiões menos assistidas. O presidente do Poder Legislativo pondera ainda sobre o cenário de custos que seria gerado com nova divisão. "Acho bom o debate para discutir, para cobrar investimentos. Os custos seriam de aproximadamente R$ 1 bilhão e agora temos cerca de R$ 1,5 bilhão que o governo federal deve disponibilizar, num trabalho com o governo do Estado e precisamos é aplicar esse valor, não dividir", pontuou.

Nilson Leitão lança discurso de oposição e dá o tom da linha que deverá apresentar na audiência. Aproveita o momento para cutucar o governador, que enquanto deputado estadual ideia, mas que agora é contra a proposta. "Acho que é preciso fazer o Estado realmente chegar a todas as regiões e isso não aconteceu até hoje. Tivemos 2 ou 3 governos que falaram em melhorar e não temos isso na prática. Mato Grosso atravessa enormes dificuldades e hoje está dividido. Existem diferenças enormes sobre investimentos como nas áreas de saúde e educação. Na gestão passada ficou claro melhor desempenho nesses setores para a região sul", dispara ao fazer menção à administração do ex-governador Blairo Maggi (PR).

Apesar das ponderações, ainda não assumiu a posição de defesa integral à divisão. Leitão acredita que é preciso assegurar reais mudanças em relação à gestão direcionada a "todos os municípios", e em não se confirmando tal execução de ações, poderá defender a redivisão do Estado. Deputado Dilmar Dal Bosco disse que os debates deverão assegurar um quadro mais claro sobre as ações a serem realizadas pelo governo do Estado para garantir mais investimentos para regiões como o Araguaia. Deputado Percival Muniz (PPS) também entra na linha dos que defendem debate amplo sobre o assunto.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/50106/visualizar/