Varejo de material de construção registra queda de 7% em outubro
As vendas de material de construção tiveram, em outubro, a primeira queda do ano, com redução de 7% em relação a setembro, conforme levantamento mensal realizado pela Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção), em parceria com o Ibope.
Em função dessa queda, a Anamaco reduziu a projeção anual de crescimento das vendas do setor de 6% para 5%. Em relação a outubro do ano passado, as vendas ficaram estáveis.
Em nota, o presidente da Anamaco, Cláudio Conz, informou que o comportamento do varejo surpreendeu, pois outubro é, geralmente, um dos melhores meses para o setor.
A greve dos bancos, que reduziu a quantidade de dinheiro circulante, foi uma das principais causas do desempenho de outubro.
Também em nota, o presidente da Anamaco disse acreditar que, com a aproximação do fim do ano e a chegada do décimo-terceiro salário, "o aumento no número de reformas será significativo". Em 2010, as vendas do varejo de material de construção cresceram 10,6%, para o recorde de R$ 49,80 bilhões.
Comentários