Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Sábado - 05 de Novembro de 2011 às 19:42

    Imprimir


Um conjunto de ações será desenvolvido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) durante o período de defeso da piracema 2011-2012. As ações serão voltadas para as áreas de educação ambiental, pesquisa, fiscalização e monitoramento, visando a conservação e preservação da ictiofauna (espécies de peixes da região) do Estado.
 
Em Mato Grosso, o período proibitivo para pesca teve início no último dia 1º de novembro, nos rios da Bacia Hidrográfica do Araguaia e, neste sábado (05) começa nos rios das Bacias Hidrográficas do Amazonas e do Paraguai se estendendo até o dia 28 de fevereiro de 2012. Esse período corresponde à fase reprodutiva do ciclo de vida dos peixes e representa a renovação e manutenção dos estoques pesqueiros em nossos rios.
 
Plano de Trabalho – Entre as ações a fiscalização contará com fiscais da Sema, policiais militares dos Batalhões Ambientais, policiais civis da Dema e servidores das 11 unidades regionais do órgãos, em torno de 200 homens que estarão sendo mobilizados nas operações fluviais e terrestres. “Além disso, contamos ainda com a parceria de órgãos como o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Polícia Federal e outros”, explicou o superintendente de Fiscalização da Sema, Paulo Ferreira Serbija. “Nas operações os profissionais atuarão em bases fixas em rios e pontos de barreira terrestre, revezando-se a cada dez dias”.
 
Serbija explicou que serão prioritárias as ações em regiões de grande pressão de pesca. Na região em torno das baías de Chacororé e Siá Mariana, no município de Barão de Melgaço, e em outros pontos quando necessário, será utilizado um trailer e uma chalana.  No rio Cuiabá; em trechos como Passagem da Conceição, em Várzea Grande; no município de Santo Antônio do Leverger; e no bairro Praeirinho, em Cuiabá, as ações serão ininterruptas. (Ascom Sema)






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/49684/visualizar/