Pedro Taques recebe prêmio por atuação no Senado
O senador Pedro Taques (PDT) foi um dos homenageados, nesta segunda-feira (07.11), na cerimônia de premiação do Prêmio Congresso em Foco 2011. Ex-procurador da República, Taques marca sua estreia na política integrando a lista dos melhores senadores do ano e figurando entre os guardiões da segurança jurídica no Congresso Nacional. Ele foi o único mato-grossense premiado.
No ano em que diversos movimentos sociais foram formados para combater a corrupção no Brasil bem como para pressionar o Governo e o Congresso Nacional a adotarem a mesma postura, o prêmio teve como tema “Construção da Democracia”. Atualmente, a premiação promovida pelo site Congresso em Foco tem sido o principal mecanismo de avaliação do desempenho dos 81 senadores e 513 deputados federais brasileiros.
Foram homenageados 11 senadores que, na avaliação dos profissionais da imprensa, melhor exerceram o mandato este ano. A ordem de colocação, no entanto, foi definida pelos internautas. Do mesmo partido de Taques, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) foi eleito o melhor entre os homenageados. O deputado Chico Alencar (Psol-RJ) foi eleito o melhor deputado federal.
“Para mim é motivo de orgulho representar Mato Grosso nesta premiação. Nestes oito meses de trabalho, procuramos fazer um mandato participativo, ouvindo a população sobre temas relevantes como Reforma Política, Código Florestal, reforma das leis penais, combate à corrupção, entre outros. Entramos agora numa nova etapa do mandato na qual pretendemos promover uma ampla discussão sobre a segurança pública. Este prêmio não é meu, mas sim de todos os cidadãos de bem que acordam todos com coragem e determinação para construir um Estado melhor”, afirmou Pedro Taques.
O senador Cristovam Buarque afirmou que a indicação de Taques logo no primeiro ano de mandato se deve à atuação incisiva no combate á corrupção. “Por conta da experiência no Ministério Público, Taques traz ao Senado muita qualidade técnica para promover segurança jurídica nas propostas anticorrupção”, disse o parlamentar que já foi ministro da Educação e governador do Distrito Federal.
Na categoria Defesa da Segurança Jurídica, Taques foi premiado ao lado dos senadores Pedro Simon (PMDB-RS), Demóstenes Torres (DEM-GO), Miro Teixeira (RJ), Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) e o deputado licenciado Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS). O deputado Alessandro Molon (PT-RJ) foi o primeiro colocado nesta categoria.
Na cerimônia que contou com a presença de ministros de Estado, senadores e jornalistas de todo o país, os homenageados receberam um diploma e um troféu de honra ao mérito.
Reconhecimento - Levantamento do site que promove o prêmio aponta que quem figurou na lista dos congressistas mais bem avaliados na legislatura passada se saiu melhor que seus colegas nas últimas eleições. Ou seja, ser indicado para a final do prêmio virou quase um selo de garantia de reeleição.
Dos 31 deputados premiados entre 2007 e 2010 que tentaram renovar o mandato, 26 (84%) conseguiram se reeleger. Entre os 406 deputados que buscaram mais quatro anos na Câmara em 2010, 286 (70,5%) tiveram êxito.
Além do portal Congresso em Foco, o senador Pedro Taques teve seu mandato nacionalmente reconhecido pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP). O pedetista foi eleito o parlamentar mais influente de Mato Grosso na edição de 2011 da série anual "Os cabeças do Congresso Nacional”.
O Portal Transparência Brasil avaliou como "Relevante” 100% dos projetos apresentados pelo parlamentar no primeiro semestre de 2011. Pedro Taques integra ainda a lista dos sete senadores, entre 88, que até o momento compareceu a 100% as sessões plenárias.
Prêmio - O Prêmio Congresso em Foco 2011 tem o patrocínio da Ambev e da Petrobras. É apoiado pela Associação Nacional dos Peritos Criminais (APCF), pela Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pelo Sindicato Nacional dos Fiscais Federais e Agropecuários (ANFFA Sindical). Também apoiam o prêmio a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), a Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg), a Associação Nacional de Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), a Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), a TIM, a Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
Este prêmio também é realizado em parceria com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal.
Comentários