Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Terça - 08 de Novembro de 2011 às 18:33

    Imprimir


Após assumir o compromisso com as famílias do Assentamento Nova Conquista (3 Km de Cuiabá), o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), enviou uma retroescavadeira PC 200 para fazer a escavação de 11 viveiros para desenvolver a cadeia produtiva da piscicultura. 
 
“Ver o maquinário trabalhando é a realização de um sonho, um projeto sonhado há cinco anos e que agora vai se tornar realidade”, revela otimista o assentado Lázaro de Oliveira Figueiredo, pai de quatro filhos que vê na piscicultura a oportunidade de obter renda e qualidade de vida. 
 
O Assentamento Nova Conquista em Cuiabá é o primeiro no País composto por deficientes físicos. Os moradores estão acompanhando as escavações de perto. Os viveiros medem 15x50 metros e tem 2,5 de profundidade. A capacidade média do tanque é de aproximadamente 500 peixes. Em um ano a renda estimada pode girar em torno de R$ 4.500,00. 
 
O secretário reforça ainda que a comunidade melhora a autoestima. “A piscicultura é uma das cadeias produtivas mais rentáveis em menos de um ano já é possível obter renda. O peixe irá fortalecer a alimentação da família e os moradores vão poder comercializar o pescado com o apoio do Governo do Estado”, destaca. 
 
O presidente da Associação dos Piscicultores do Município de Cuiabá (Aspropeixe), Everaldo Goulart, revela que os moradores contemplados estão ansiosos para começarem a produzir. “A Aspropeixe junto com o Governo do Estado dará todo o respaldo que as famílias precisarem”, pontua. 
 
“A comunidade está feliz com a realização das obras de escavação e outros compromissos assumidos pelo governador Silval Barbosa, a primeira-dama e secretária de Trabalho e Assistência Social (Setas), Roseli Barbosa, e o secretário da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura familiar, José Domingos Fraga Filho, que estão sendo cumpridos”, salienta o presidente da Associação dos Pequenos Produtores com Deficiência, Cleyton Miranda. 
 
Além da perfuração dos viveiros, a Sedraf já enviou um grupo de trabalho para estudar a viabilidade de água para consumo na região. Para ajudar a complementar a renda, a assistente social e superintendente de Apoio às Políticas de Incentivo às Mulheres e Jovens (Sapmjr) da Sedraf, Nilza Amaral, está acompanhando as reuniões na associação de mulheres para desenvolver projetos de cunho social para agregar valor e ajudar no orçamento doméstico. 
 
NOVA CONQUISTA
 
A comunidade é composta por 25 famílias. Em cada uma delas tem pelo menos um integrante com algum tipo de deficiência física. A deficiência não impede de trabalhar, pelo contrário, estão em busca de condições para produzir, tirar o sustento do campo e garantir qualidade de vida e renda. Toda esta dedicação chamou a atenção do poder público que com a união de esforços de várias secretarias do Estado e instituições de classe vão possibilitar condições à comunidade para produzir de forma sustentável.  
 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/49464/visualizar/