Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Economia
Quinta - 10 de Novembro de 2011 às 08:49
Por: EUZIANY TEODORO

    Imprimir


MidiaNews
De acordo com a CDL, inadimplência segue em ritmo crescente em Mato Grosso
De acordo com a CDL, inadimplência segue em ritmo crescente em Mato Grosso

A inadimplência segue em ritmo crescente em Cuiabá e a grande preocupação do setor empresarial e do próprio Governo é que os consumidores endividados possam recuperar seus créditos junto aos comerciantes. Hoje, no Estado de Mato Grosso, existem R$ 170 milhões em débitos, em todo o comércio varejista.

Com o objetivo de levar os devedores a recuperar o crédito perdido, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá lança a campanha "Tire Seu Nome do SPC", de 5 a 31 de dezembro. De acordo com o presidente da CDL, Paulo Gasparotto, a expectativa é que pelo menos 50% dos débitos sejam renegociados.

As lojas prometem colaborar para que as dívidas sejam extintas. "Eu, com certeza, vou fazer de tudo para que aquele cliente que está me devendo, volte a comprar comigo. O lojista precisa vender; se o cliente tem o nome sujo, a gente também não vende", afirma a proprietária de uma loja de confecções, Maria José Minikovski.

"A maioria das redes lojistas faz parte da campanha e diminui os juros. Retira as multas. Estende os prazos para ficar dentro do orçamento das pessoas", explica Paulo Gasparotto.

Para o presidente da Associação do Centro Histórico de Cuiabá, Paulo Salem, o fim de ano é propício para as renegociações. "Muita gente que recebe o décimo-terceiro faz compras à vista e deixa o nome negativado no SPC, sendo que poderia ir fazer a renegociação, limpar o nome e comprar novamente a prazo. Até sobraria dinheiro do débito, porque os descontos são bons", avaliou.

De acordo com o presidente da CDL, a inadimplência tem origem, principalmente, na compra de bens duráveis, como imóveis, automóveis, móveis e a chamada linha branca (eletrodomésticos). "As pessoas compram a longo prazo e acabam comprometendo seu orçamento", contou Gasparotto.

Para Paulo Salem, a campanha é sempre bem vinda. "A vantagem é que ela atrai o devedor a fazer o acerto e pagar a dívida. O incentivo é exatamente o desconto. Quem adere à campanha não precisa pagar toda a dívida. Ele faz a negociação e tem o abatimento. É lucrativo para o cliente", observou.

Serão montados dois estandes da CDL na Praça Alencastro, no Centro de Cuiabá. As negociações poderão ser feitas entre os dias 5 e 31 de dezembro, em horário comercial, das 8h às 18h.

O telefone para mais informações é: 65-3615-1500. 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/49318/visualizar/